Abertura do Programa Meninas e Mulheres nas Ciências

Será realizada nesta segunda-feira, 05/09/22, a partir das 14h, no campus da UENF em Macaé, a abertura do Programa Meninas e Mulheres nas Ciências. O programa, que envolve os Laboratórios de Meteorologia (LAMET) e de Engenharia e
Exploração de Petróleo (LENEP) do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF (CCT), integra o Projeto intitulado “Clima, energia e meio ambiente: ações voltadas para meninas de colégios estaduais dos municípios de Rio das Ostras e
Macaé, Rio de Janeiro”.

O evento ocorre até às 17h, no Auditório do LAMET. De 14h às 15h, haverá palestra com a vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues, sobre o tema “Meninas e Mulheres na Ciência — Por que (ainda) precisamos falar sobre isso?”. Engenheira Agrônoma, a professora Rosana é mestre e doutora em Produção Vegetal, com ênfase em Melhoramento de Plantas, professora associada da UENF, Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ, e bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq.

Às 15h, haverá apresentação da equipe e do cronograma de execução do Programa. Em seguida, às 16h, será realizada uma visita aos laboratórios LAMET e LENEP. O evento será encerrado com um coffee break.

O Programa visa promover oficinas teórico-práticas que abordarão temas relacionados às ciências atmosféricas, à variabilidade e os impactos sobre os recursos hídricos e eventos climáticos extremos, assim como sobre a preservação do meio ambiente, dando atenção ao impacto causado pela indústria do petróleo e sua relação com as mudanças climáticas, com o intuito de atrair meninas para a carreira de ciências.

Além disso, pretende promover debates e rodadas de palestras sobre mulheres nas ciências, com a participação de cientistas renomadas na área de STEM ( ciência, tecnologia, engenharia e matemática), a fim de sensibilizar a comunidade sobre o papel da mulher na sociedade e contribuir para erradicar estereótipos de gênero.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo