Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência

Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência 2023

Neste sábado, 11 de fevereiro, é comemorado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. Esta data comemorativa foi instituída em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas com o objetivo de dar destaque aos esforços necessários para a participação igualitária das mulheres na ciência.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) entende que a data traz uma reflexão sobre a importância da inserção das mulheres e das meninas na ciência, e tem buscado formas de incentivar a participação da comunidade universitária no compromisso da promoção da igualdade de gênero, criando condições para desenvolvimento de projetos, como aqueles aprovados em editais da Faperj específicos para esta temática.

A vice-reitora da UENF, professora Rosana Rodrigues, afirmou que: “A data exalta a importância de conscientizar toda a sociedade sobre a igualdade de direitos nos diferentes níveis no sistema educacional. É fundamental que sejam discutidas e implantadas políticas nas universidades e centros de pesquisa que enfatizem o quanto é importante a diversidade em prol de uma vida acadêmica mais inclusiva e que tragam novos olhares, novas opiniões e soluções para os desafios na academia e na ciência. Apesar de muito já ter sido conquistado, a participação das mulheres em altos cargos de gestão na ciência ainda é vista também com surpresa. Embora não seja uma situação observada apenas no Brasil, no meio científico brasileiro, por exemplo, há a situação da distribuição das bolsas de produtividade em pesquisa do CNPq. Em pesquisa recente, ficou demonstrado que mulheres são minoria entre os bolsistas de produtividade em pesquisa: apenas 18,9% das bolsas estão concedidas a mulheres. Portanto, há um longo caminho e muito trabalho a fazer para que possamos garantir às meninas o acesso ao conhecimento sobre a ciência e às mulheres oportunidades para ingressarem na carreira científica e alcançarem postos de liderança acadêmico-científica, como a chefia de departamentos, laboratórios e centros de pesquisa.”

A Professora Dra. Georgiana Feitosa da Cruz. do Lenep/UENF/Macaé, é coordenadora do Projeto “Clima, Energia e Meio Ambiente: Ações voltadas para meninas de colégios estaduais dos municípios de Rio das Ostras e Macáe, Rio de Janeiro”, aprovado na Faperj. Este projeto tem na equipe a Profª Drª Eliane Barbosa Santos (Lamet/UENF), Profª Drª Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva (Lamet/UENF) e Profª Drª Isabela Cristina da Silveira e Silva Rangel (FeMASS/Macaé). Participam ainda do projeto as professoras Geizila Aparecida Pires Abib, do Colégio Estadual Jacintho Xavier Martins (Rio das Ostras); Gisele Pereira Vieira de Souza, do Colégio Estadual Dr. Télio Barreto (Macaé); Valdirene Quirino dos Santos, do Colégio Estadual Irene Meirelles (Macaé); e Márcia A. S. Alfradique de Oliveira, do Colégio de Aplicação (CAp) de Macaé.

– Foram aprovadas 15 alunas. Algumas cursando o 2º ano e outras o 3º do ensino médio nas escolas participantes. Este projeto visa promover oficinas teórico-práticas sobre temas relacionados às ciências atmosféricas, a variabilidade e os impactos sobre os recursos hídricos e eventos climáticos extremos, assim como sobre a preservação do meio ambiente, dando atenção ao impacto causado pela indústria do petróleo e sua relação com as mudanças climáticas, com o intuito de atrair meninas para a carreira de Ciências – informa a professora Georgiana.

O projeto foi dividido em três estudos de caso. O primeiro estudo de caso, “Ciências Atmosféricas: o Tempo, o Clima e seus Impactos”, tem como responsável a professora Maria Gertrudes A. Justi da Silva. Nesta etapa do projeto as alunas aprendem sobre os instrumentos, métodos e técnicas que possibilitam a realização das previsões do tempo e do clima para que consigam distinguir os diferentes fenômenos meteorológicos que ocorrem, suas causas e consequências.

O segundo estudo de caso,”Recursos hídricos e eventos climáticos extremos: variabilidade e impactos” tem como responsáveis as professoras Eliane B. Santos e Isabela Cristina da S. e S. Rangel. O objetivo deste estudo de caso é apresentar às meninas do ensino médio ferramentas e métodos para analisar o comportamento da precipitação e seus extremos, bem como estudar os impactos dos extremos climáticos.

No terceiro estudo de caso, “Indústria do Petróleo no contexto da mudança climática e seus impactos para o meio ambiente”, a responsável é a professora Georgiana F. da Cruz, coordenadora do projeto. Nesta etapa as meninas das escolas públicas aprendem sobre o papel dos combustíveis fósseis e sua relação no contexto da mudança climática.

Estudantes da UENF, inseridas nas pesquisas e práticas de Ciência na universidade, comentam sobre o que representa a ciência para elas enquanto cientistas. A doutoranda em Biotecnologia Vegetal na UENF, Analyse Villanueva Gaete, disse que: “Com a ciência podemos observar e entender o mundo. Como pesquisadora, tenho certeza que a ciência tem o poder de inspirar, informar e transformar nossas vidas”, considerou Analyse.

A bacharelanda em Ciências Biológicas na UENF, Carolina Verdan, destacou que:

“Atualmente eu vejo a ciência como a possibilidade de um futuro melhor, mas quando eu comento sobre ciência não cito apenas sobre os estudos em laboratórios, eu incluo o fazer ciência no dia a dia com o saber do povo. Acredito que isto é uma parcela do que a ciência representa para mim e da forma que eu quero representar a ciência como uma futura cientista”, ponderou Carolina.