Aluno do Paraesporte Campos passa para UENF

Fernando Augusto Barcelos Brasil

O estudante Fernando Augusto Barcelos Brasil, de 19 anos, fez 680 pontos na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, conquistando uma vaga no curso de Ciências Sociais da UENF. Fernando foi diagnosticado aos seis anos de idade com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e há cinco anos faz parte da equipe do Paraesporte, maior projeto sócio-esportivo do país, voltado para pessoas com deficiência. Desde julho de 2021, a UENF é parceira do projeto, abrigando as atividades em seu campus principal.

— Fico muito feliz em saber da aprovação do nosso aluno do Paraesporte, Fernando Augusto Barcelos Brasil, o Pipeiro, no ENEM 2022, para a UENF. Mostra, mais uma vez, que a inclusão é fundamental para o desenvolvimento educacional e social das pessoas com deficiência. Significa que temos que continuar lutando pela inclusão das pessoas com deficiência e mudar esta imagem preconceituosa de que eles não conseguem romper as barreiras. O Paraesporte , por meio das atividades esportivas, ajuda os alunos a melhorar o déficit de atenção, o desenvolvimento cognitivo e físico. Fernando é um exemplo deste trabalho de inclusão . Eles podem chegar onde sonham — declarou o fundador do Paraesporte, o ex-atleta Raphael Thuin.

Fernando, que é mais conhecido entre os amigos como “Pipeiro”, é um jovem alegre e muito focado nos seus sonhos. De acordo com os seus pais, Carlos Augusto Fernande Brasil e a pedagoga Elizangela Soares Barcelos, a caminhada foi longa e cheia de obstáculos até o resultado desta semana.

— Agradecemos e parabenizo a escola pública que nos acolheu, oferecendo acompanhante e mediadora para Fernando. Hoje , comemoramos esta vitória que foi fruto da dedicação e esforço do nosso filho — comentou Elizangela.

Fernando concluiu o ensino médio no Ciep Custódio Siqueira, no ano 2021, enfrentando todos as barreiras impostas pela pandemia da Covid-19 , após de ter feito o ensino fundamental na Escola Municipal Olga Linhares Correa. Ele também frequenta a Apae e há cinco anos descobriu o Paraesporte, onde faz aula de futebol e natação. Fernando tem mais dois irmãos João Pedro, 9 anos e Manuela, 3 anos.

— Estou muito feliz e satisfeito com esta vitória. A caminhada foi longa e difícil, as escolas particulares não me aceitavam. Sofri muito, mas hoje, não sofro mais e sou feliz e grato à Deus — comentou Fernando.

A diretora do CIEP Dr. Custódio Siqueira, Rita Pacheco, está orgulhosa do aluno Fernando Brasil, que, ao longo dos três anos no Ensino Médio, sempre se destacou com seu lado alegre e esforçado.

— Ele foi o orador da turma em 2021 e emocionou os presentes com o discurso. É muito bom ver o nosso aluno passar para uma universidade pública, como a UENF. Da turma dele, só Fernando e outro aluno se inscreveram para o Enem 2022. O CIEP Dr. Custódio Siqueira atende a 570 alunos — concluiu a diretora Rita Pacheco.

(Fonte: Projeto Paraesporte)