![](https://uenf.br/portal/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-08.25.37-480x600.jpeg)
Será realizada nesta quarta-feira, 12/02/25, a aula inaugural do “Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola: perspectivas antirracistas e práticas emancipatórias”. A aula será realizada das 10h às 12h, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), na sede da Prefeitura de Campos dos Goytacazes.
Trata-se de um curso de extensão, que integra o programa Escola Quilombo, do governo federal, oferecido pela UFF em parceria com o MEC, a UFRJ/Macaé, o IFF/Fluminense e a UENF, com apoio das Secretarias de Educação dos municípios de Búzios, Cabo Frio, Quissamã, Campos dos Goytacazes e Mangaratiba, que contam com territórios quilombolas em sua região.
O objetivo da Escola Quilombo é impulsionar a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) nas regiões dos Lagos, Norte Fluminense e Costa Verde.
Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da UENF (NEABI), a professora Clareth Reis atua como uma das organizadoras do curso.
Saiba mais sobre o curso AQUI.