UENF amplia ações e reforça parcerias em prol da população do interior do estado

Com um olhar voltado para as demandas da sociedade, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) vem estabelecendo um diálogo com as prefeituras do interior do Rio de Janeiro. Recentemente, um acordo de cooperação técnica foi assinado com a Prefeitura de Cabo Frio para cursos de extensão, capacitação, estágios, pesquisas e projetos educacionais nas áreas de ambiente, agricultura e educação.

Na ocasião, o município de Cabo Frio disponibilizou as chaves de dois escritórios no Parque Natural Municipal Mico-Leão-Dourado, que serão bases da instituição na cidade.

De acordo com o reitor da UENF, Raul Palacio, além das ações internas, a UENF vem trabalhando para estabelecer a interação com a sociedade.

“Assim como foi feito em Cabo Frio, visitamos outros municípios para abrir as portas da UENF para essas comunidades. Nós entendemos a importância das parcerias e disponibilizamos o nosso conhecimento, na graduação, pós-graduação e nos projetos de extensão. Só através de parceria a gente consegue se desenvolver nesse momento de crise. Cada um coloca o que tem e a sociedade é quem ganha”, ponderou.

Rosana Rodrigues, vice-reitora da UENF, destacou que os acordos com as prefeituras permitem que a Universidade expanda as suas ações em benefício da sociedade.

“Pela recepção que tivemos, temos uma expectativa muito grande de que essas nossas ações sejam de grande relevância para a melhoria da qualidade de vida da população de Cabo Frio, em especial do segundo distrito de Tamoios. E nós seguimos na nossa missão, que é levar a Universidade para vários municípios do interior do estado do Rio”, completou.

Além da Região dos Lagos, a Universidade tem estabelecido acordos de cooperação com outras prefeituras da região Norte-Noroeste Fluminense, tais como Campos dos Goytacazes, São Francisco de Itabapoana, Itaocara e Italva, com o objetivo de ampliar as atividades voltadas para o meio ambiente e agricultura.

Na UENF acontecem ainda projetos que fomentam a interação com a população de Campos e regiões vizinhas. O Paraesporte atua com atividades físicas para crianças e jovens com deficiência; o Terceira Idade em Ação oferece atividades artísticas, culturais e físicas para a população acima de 55 anos; e o Caminhos de Barro, que envolve crianças, jovens e adultos em vulnerabilidade social na arte da cerâmica.