Bio-Horta realiza 1º Encontro Agroecológico neste sábado

• Categoria do post:Notícias

Neste sábado, 15/06, das 8h às 14h, será realizado o 1º Encontro Agroecológico da Bio-Horta, que fica na rua Antônio Ribeiro Moço, nº 39, Centro, próximo à Escola Municipal Pequeno Jornaleiro. A Bio-Horta faz parte de um programa coordenado pelo professor Gerson Adriano, do Laboratório de Entomologia e Fitopatologia do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA-UENF). O evento terá roda de conversa, oficinas, culinária local e música ao vivo. A entrada será R$5.

De acordo com uma das agricultoras da Bio-Horta, a bióloga e nutricionista Giane Chaves Kristosch, o objetivo do encontro é apresentar para a comunidade de Campos o modo de produção dos alimentos, os recursos e as técnicas do modelo agroecológico e as possiblidades de ter um ambiente na área urbana de modo sustentado e com diversidade.

— Isso vai além de promover educação nutricional, pois consegue promover saúde, controlando as pragas urbanas e tratando os resíduos no próprio espaço — pontua Giane.

Ela explica que a Biocultivar bio-horta é integrante do programa de hortas comunitárias municipal. Para acompanhar o sistema, o movimento da Comunidade que Sustenta Agricultura (CSA), iniciado no Brasil em 2011, foi adotado como alternativa para manter a horta funcionando.

— Em dezembro de 2021 o grupo foi formado por um agricultor e nove coagricultores. Foi definida quantia mensal entre os membros que mensalmente recebem duas cestas de alimentos produzidos na horta, respeitando a sazonalidade de produção. Para enriquecer e diversificar a cesta, agricultores parceiros de campos fornecem alimentos, integrando assim a CSA — esclarece.

Ainda segundo a agricultora, parte da produção excedente da horta tem sido vendida na feira da UENF, às quintas-feiras ou pontualmente na horta

— O trabalho desenvolvido na horta vai além da produção de alimentos, pois realizamos práticas educativas, mostrando a importância do espaço para tratamento de resíduos gerados, diversidade alimentar, com cultivo de plantas resistentes às mudanças climáticas. Atualmente, bolsistas de extensão da UFF, UENF e estudantes da Escola Pequeno Jornaleiro participam de projetos na horta, integrando a extensão, a pesquisa e educação — finaliza Giane.