Trabalho da UENF sobre permanência de estudantes na Universidade é premiado

O trabalho acadêmico “Impacto das políticas de permanência dos estudantes do curso de administração pública da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro”, apresentado pelos estudantes Lara Monteiro Carvalho e Kaio Barbara-Ribeiro, do 4º período do curso de Administração Pública da UENF, foi premiado com o 3º lugar no XXI Encontro Nacional dos Estudantes do Campo das Públicas (Enecap).

O encontro foi realizado de 12 a 15/10/23 na Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. A apresentação ocorreu no dia 14/10 e a premiação no domingo, 15/10. O objetivo do estudo foi investigar os impactos das políticas de permanência nos estudantes no curso de Administração Pública na UENF no período de 2019 a 2023, analisando as políticas institucionais
relacionadas à equidade e justiça social.

Bolsista de Iniciação Científica (IC) voluntária, Lara disse que saiu do Encontro com o sentimento do dever cumprido, a sensação de que todo o esforço valeu à pena e muita gratidão pela conquista. Ela ressaltou que tem pouco tempo de pesquisa, apenas seis meses.

— Eu gosto muito do tema da pesquisa, que é permanência e evasão. Gostei de estar envolvida com o pessoal de 2023. Conheci o tema e comecei a entender o que a UENF proporciona para as pessoas, as políticas de permanência, auxílio moradia, tablet, restaurante universitário, bicicleta, tudo isto que ajuda na permanência dos estudantes, da alta eficácia na sala de aula, tudo que faz o estudantes lutarem para permanecer na universidade — afirmou Lara, que se inscreveu no edital mais recente de Iniciação Científica da UENF.

Coautor do trabalho, Kaio Bárbara-Ribeiro disse que o projeto coordenado pelo professor Gérson Tavares do Carmo, está entrando em seu segundo ciclo com o apoio da coordenadora do curso de Administração Pública da UENF, Joseane de Souza. O primeiro ciclo teve os estudantes Caio Miranda, Leticia Gomes, Layla Malafaia e Valéria Viana, como bolsistas de Iniciação Científica na turma de 2019.

— O mérito é do professor Gerson com o esforço desses bolsistas. Estamos observando agora impactos significativos na permanência da nossa turma. Antes de 2019, com 75% de permanência, o percentual era muito menor, média de 40% nas sete turmas anteriores, a taxa de evasão era muito maior — disse.

Ele disse que espera consolidar passo a passo a permanência no curso de Administração Pública da UENF e para além da Administração Pública, fazer arranjos regionais e nacionais por meio dos microdados, como a adesão ao ensino de métodos estudantis para permanência, diante dos efeitos das desigualdades, de classe, gênero, raça, origem escolar, tudo isto que afeta a adesão ao ensino superior.

O coordenador do projeto e orientador do trabalho, professor Gerson Tavares do Carmo, destacou o próximo passo do projeto.

— Além de continuar aperfeiçoando o modelo das Proximidades Espontâneas Sócio Acadêmicas (PROESA), é replicar o que já sabemos em um curso da UENF e um curso do IFF, que é nosso parceiro no Núcleo de Estudos sobre Acesso e Permanência na Educação (NUCLEAPE) — disse Gerson.

Veja o arquivo AQUI.