Candidatos devem ter Lattes atualizado até a data-limite de submissão de propostas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) inscreve até 20 de janeiro de 2026 para as bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ), Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ-Sr) e Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT).
Todos os candidatos devem ter currículo Lattes atualizado até a data-limite de submissão de propostas e comprovar vínculo formal com Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) – ou seja, universidades, institutos de pesquisa, empresas privadas com sede no Brasil, empresas públicas ou organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, conforme os termos do edital.
Para os pesquisadores que queiram concorrer às Linhas 1 (DT) e 2 (PQ), é necessário ter obtido o título de doutor até 2023 e não possuir bolsas nas modalidades PQ, PQ-Sr ou DT com vigência que ultrapasse o ano de 2026.
No caso das bolsas DT, candidatos que não tenham titulação de doutor podem apresentar, alternativamente, comprovação de 5 anos de exercício de atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora.
Já os candidatos à Linha 3 (PQ-Sr) devem atender também a critérios específicos: ter sido bolsista PQ ou DT por pelo menos 20 anos, consecutivos ou não, e continuar ativo no desenvolvimento de pesquisas científicas ou tecnológicas.
Para mais informações, acesse AQUI.
Com informações do CNPq.