Campos dos Goytacazes (RJ), terça-feira, 27 de agosto de 2019
Os coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Área de Biodiversidade publicaram na última segunda-feira, 26/08/19, uma Carta Aberta à Sociedade Brasileira sobre as queimadas na Amazônia. Até o fechamento da Carta, 139 dos 143 Coordenadores de Programas de Pós-Graduação da Área de Biodiversidade da Capes se manifestaram favoráveis ao seu conteúdo e a sua divulgação.
No documento, os coordenadores afirmam que, segundo o INPE, o número de focos de calor registrados na Amazônia cresceu 84% em relação a 2018 — sendo o maior desde 2013. Eles cobram atitudes do governo federal e dos governos estaduais das regiões Norte e Centro Oeste do País, além da revisão imediata dos cortes nos orçamentos do Ibama, Ministérios do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Educação.
A Carta Aberta afirma que o Brasil possui uma rede de pesquisa em biodiversidade na Capes — com 143 Programas de Pós-Graduação — reconhecida internacionalmente e que forma profissionais qualificados para trabalhar na área ambiental. “Desta forma, nos colocamos à disposição para construir políticas públicas embasadas cientificamente em prol da Amazônia e de outros biomas brasileiros”, diz o documento.
Veja a Carta Aberta, na íntegra, aqui.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)
Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813
Reitoria: (22) 2739-7003
Email: uenf@uenf.br
Gerente de Comunicação: Vitor Sendra