Cultura e esporte marcam os 29 anos da UENF

Com um total de mais de 10 mil alunos formados em seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) completa nesta terça-feira, 16/08/22, 29 anos de existência. Exatamente neste dia, em 1993, era realizada a aula magna da UENF, concretizando o sonho antigo dos campistas de que fosse instalada uma universidade pública no município de Campos dos Goytacazes.

A programação de aniversário ocorrerá durante toda a semana, com eventos acadêmicos, culturais e esportivos, abertos a toda a comunidade. Um destaque é o Recital de Piano com músicos locais, estreando o piano Pleyel Extra Grand Concert, doado para a UENF pelo Orfeão Santa Cecília, de Campos dos Goytacazes. Outra novidade é a realização no domingo, 21/08, de uma corrida de 6km dentro do campus universitário.

Veja a programação completa:

15/08 (segunda-feira)

• 10h – Encontro com o reitor (Local: Centro de Convenções)

O evento, voltado para os alunos da graduação, vai reunir a administração superior da Universidade (reitor, vice-reitora e pró-reitores) e marcará a abertura do 2º semestre letivo na UENF. Na oportunidade, os alunos receberão informações importantes para a sua vida acadêmica e ainda poderão tirar suas dúvidas diretamente com os responsáveis pela instituição.

• 19h – Recital de Piano (Local: Centro de Convenções) – Veja a Programação do Recital AQUI.

Na ocasião, será estreado o piano Pleyel Extra Grand Concert, doado para a UENF pelo Orfeão Santa Cecília, de Campos dos Goytacazes. O recital terá os seguintes músicos: Vilma Rangel Braga, Márcio Leal, Erasto Teixeira, André Codeço e Rogerio Machado.

O piano Pleyel Extra Grand Concert é considerado uma verdadeira jóia instrumental, única na cidade. Segundo o site do Orfeão Santa Cecília, trata-se de um “piano de cauda inteira em perfeito estado de conservação, encomendado na França especialmente para o Orfeão e adquirido em 1950” — época áurea dos corais e orfeões de Campos.

16/08 (terça-feira)

• 16h – Sessão Solene do Conselho Universitário da UENF (CONSUNI) (Local: Centro de Convenções)
  • Encerramento: Apresentação do Coral da UENF

17/08 (quarta-feira)

Dez anos de Administração Pública na Uenf: memórias, conjuntura e perspectivas

9h: Mesa de abertura

Reitor: Raul Ernesto Palácio

Pró-reitor de Graduação: Manuel Antonio Molina Palma;

Diretor do CCH: Rodrigo da Costa Caetano;

Chefe do LGPP: Roberto Dutra;

Coordenadora do curso de bacharelado em Administração Pública: Joseane de Souza.

9h30-11h30: Mesa 01

Perspectivas para o mercado de trabalho

Almy Junior Cordeiro de Carvalho (ex-reitor da UENF e atual secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca do município de Campos dos Goytacazes, RJ), José Frutuozo (egresso do curso de Administração Pública da UENF) e Mariana Pohlmann (discente).

14h-16h: Mesa 02

O curso de Administração da UENF: dez anos de uma experiência bem sucedida

Yolanda Lima Lobo, primeira coordenadora do curso de Administração Pública da UENF

Debatedora: Wania Mesquita, coordenadora do PPGSP/UENF

16h-16h30: Homenagens.

16h30: Lanche

17h: Apresentação cultural, com Larissa Santos e Laura e Rafael Soares.

18/08 (quinta-feira)

• 16h – Cerimônia de Reabertura do Núcleo de Acessibilidade Pedagógica da UENF (NAP) (Convite AQUI)

21/08 (domingo)

• 8h – Corrida de 6km na UENF (Saiba mais AQUI)