Curso na área de confecção para negros: inscrições abertas

Numa parceria com a Subsecretaria de Igualdade Racial de Campos, o Programa de Extensão Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF (ITEP/UENF) está iniciando o Projeto Moda Afrocentrada. O objetivo é proporcionar formação adequada para jovens negros e negras iniciarem uma nova linha de confecção étnica, baseada na ressignificação da cultura africana em convergência com o contexto social e político dos movimentos de resistência da população negra.

O projeto vai adaptar o curso de costura criativa, já existente, ao de costura de confecção, a fim de impulsionar os alunos para o mercado de trabalho. A seleção será para 15 alunos na primeira turma, com um contingente de 5 suplentes na lista de espera, caso haja desistência depois do resultado final. As aulas vão acontecer duas vezes por semana no ateliê localizado no campus da UENF.

Podem participar da seleção pessoas negras de 18 a 40 anos, com ensino fundamental completo, que tenham disponibilidade de horário nas quartas e quintas-feiras, das 13h30 às 17h30. Também é necessário que o aluno tenha noções básicas de trabalhos manuais e/ou costura.

As aulas vão acontecer duas vezes por semana, quatro horas por dia, com carga horária de 100 horas. O conteúdo vai abordar uma breve introdução à cultura afro, desenho técnico, modelagem, operação de máquina, corte, costura e noções de empreendimento.

— O curso vai possibilitar ao aluno, além de produzir as peças de roupas, ser capaz de precificá-las e comercializá-las — explica Mariana Nagib, uma das organizadoras do projeto.

Por meio da parceria com a ITEP/UENF, a Subsecretaria de Igualdade Racial de Campos busca qualificar os inscritos na área de confecção e inseri-los no universo da economia solidária. As inscrições poderão ser feitas no link AQUI.