‘Encontro com o Reitor’ abre semestre letivo e programação dos 29 anos da UENF

O reitor Raul Palacio e a vice-reitora Rosana Rodrigues conversaram com os alunos

Dando início ao segundo semestre letivo de 2022, foi realizado na manhã desta segunda-feira o “Encontro com o Reitor”, no Centro de Convenções da UENF, reunindo alunos, professores e membros da administração da Universidade. O evento também marcou a abertura das comemorações pelos 29 anos da UENF. Na ocasião, o reitor Raul Palacio disse que pretende transformar o “Encontro com o Reitor” em um evento periódico, a ser realizado a cada três ou quatro meses, como forma de fortalecer a interação entre a Reitoria e os estudantes.

Ao se pronunciar, o reitor lembrou que o educador e antropólogo Darcy Ribeiro, idealizador da UENF, já falava sobre a importância dos alunos na Universidade. “Darcy colocava os estudantes como ponto fundamental das Universidades. Se não tivéssemos estudantes, não seríamos uma Universidade, mas um centro de pesquisa. Daí a importância de mantermos esta interação constante com os nossos estudantes”, disse.

Raul abordou os resultados do formulário de avaliação acadêmica, que foi disponibilizado no Sistema Acadêmico para os alunos da Universidade manifestarem suas opiniões, servindo de base para ações da Reitoria. Dentre os pontos colocados pelos estudantes, está a ventilação das salas, instalação de bebedouros novos e a colocação de rede de internet sem fio potente para todo o campus. Segundo o reitor, já estão sendo colocados ventiladores em todas as salas, assim como bebedouros novos nos centros. A questão do Wifi será tratada com a Gerência de Informática. Ele lembrou que a reformulação do cabeamento da rede elétrica também já foi concluída, possibilitando o uso de todos os aparelhos de ar condicionado das salas de aula.

Raul falou ainda sobre as políticas de permanência estudantil, como o Restaurante Universitário (RU) e o auxílio-moradia. “A UENF subsidia R$ 12,00 em cada refeição, portanto o RU também pode ser enquadrado como uma política de permanência estudantil. Darcy também falava sobre isso, que não tem como o estudante aprender com fome”, disse, acrescentando que em breve deverá ser lançado o Edital para o Auxílio-Moradia, que vai oferecer 500 bolsas aos estudantes que moram longe da UENF, com o valor de R$ 400,00.

A vice-reitora da UENF, Rosana Rodrigues, disse aos estudantes para ficarem atentos às informações oficiais da UENF, em especial aos Editais de Bolsas. “Cuidado com informações falsas que podem circular por aí”, afirmou. “A UENF oferece várias oportunidades de bolsas. Elas são importantes não só pelo valor a ser recebido, mas também pela possibilidade de o estudante atuar nas áreas de pesquisa, extensão e docência”.

Sessão Solene do CONSUNI

Como parte da programação dos 29 anos da UENF, será realizada nesta terça-feira, 16/08/22, a partir das 16h, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, Sessão Solene do Conselho Universitário da UENF (CONSUNI) em comemoração ao aniversário da Universidade. Após a Sessão, haverá apresentação do Coral da UENF.