Feira de Matemática da UENF: mais de 300 participantes para ensino lúdico da disciplina

O Centro de Convenções da UENF foi palco de mais uma edição da Feira de Matemática na última sexta-feira, 18/10/24. O evento reuniu mais de 300 participantes entre estudantes do ensino médio e fundamental II, professores e discentes do curso de licenciatura em Matemática.

O encontro é uma oportunidade de integrar a comunidade acadêmica com as escolas da região, e teve como destaque a apresentação de metodologias alternativas e interativas para o ensino da matemática.

A Feira de Matemática é, ainda, um espaço de inovação pedagógica e interação entre estudantes e professores. Busca contribuir para a formação de profissionais capacitados e desenvolvimento de novas práticas no ensino da matemática.

Um dos professores presentes no evento, Oscar Alfredo Paz de la Torre ressaltou a importância da feira no processo de formação dos licenciandos.

— A Feira de Matemática é uma experiência enriquecedora. Os licenciandos são incentivados a pensar em metodologias alternativas no ensino da matemática, o que contribui para tornar a disciplina mais atrativa — diz.

Matemática de forma lúdica

Com uma abordagem diferenciada, a feira contou com atividades lúdicas como jogos de tabuleiro em tamanho real, gincanas, uso de tecnologia e até mágica, tudo para tornar o ensino da matemática mais prazeroso e acessível.

Para Aline Bretas, coordenadora e professora de matemática do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), o evento promove uma verdadeira troca de saberes.

— Esta já é a terceira feira da qual participo. Nos últimos dois anos estive aqui com minhas turmas. Como professora, é sempre enriquecedor. Consigo ter ideias para aplicar em sala de aula. Como coordenadora, vejo o quanto os licenciandos que participam saem mais preparados para enfrentar os desafios da sala de aula — complementa.