Você está visualizando atualmente II Simpósio de Saúde Mental na Universidade têm início nesta terça

II Simpósio de Saúde Mental na Universidade têm início nesta terça

• Categoria do post:Notícias

logo-informativo.jpg-melhorado-PARA-PORTAL

Campos dos Goytacazes (RJ), quinta-feira, 26 de setembro de 2019

II Simpósio de Saúde Mental na Universidade têm início nesta terça

A UENF realiza entre os dias 01 a 03/10/19, de terça a quinta-feira da próxima semana, a segunda edição do Simpósio de Saúde Mental na Universidade. O evento, que tem como público-alvo alunos, professores e técnicos universitários, além de interessados no tema saúde mental, contará com a participação de professores e pesquisadores da área, além de assistentes sociais e psicólogos de diversas instituições de Campos dos Goytacazes (UENF/UFF/IFF/FMC) que trabalham com acolhimento e tratamento na Universidade. O Simpósio vai acontecer no Centro de Convenções Oscar Niemeyer e já tem 600 inscritos.

A abertura do evento está marcada para as 10h do dia 01/10, com a palestra sobre o mal-estar na universidade, ministrada pelo professor André Faro, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Estão previstas na programação do Simpósio palestras sobre temas variados, como “Angustia, dor e adoecimento na academia”, “Atendimento e tratamento na estrutura acadêmica” e “Saúde mental e extensão universitária”.

Segundo a professora Verusca Reis, organizadora do Simpósio, a expectativa é de que o evento cause reflexão sobre as causas do adoecimento psíquico dentro da universidade.

– A gente tem expectativa de trabalhar a saúde mental na universidade como um todo. Vamos abordar a saúde mental do corpo docente, discente e técnico, as causas de adoecimento e também perceber como as instituições de Campos estão trabalhando essa questão. Teremos uma mesa (de debate) sobre acolhimento e outra sobre tratamento. Vamos ter assistentes sociais e psicólogos nessas mesas, pessoas que estão na linha de frente nessas questões – disse Verusca.

Ainda segundo Verusca, haverá uma mesa para abordar quais são os projetos de extensão que as universidades estão fazendo para lidar com a questão da saúde mental.

O I Simpósio de Saúde Mental na Universidade é voltado para o público discente, docente e técnico, mas todos que se interessarem pela temática estão convidados a participar. As inscrições são gratuitas para ouvintes e estão sendo realizadas no site do evento. Somente quem for apresentar trabalhos nos Grupos Temáticos deve pagar a inscrição. Os melhores trabalhos serão publicados na Revista LinkScience Place.. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813