Inscrições abertas para o XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e o V Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG)

Acontece nos dias 13 a 16/10/2020 o XII Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT) e o V Congresso Fluminense de Pós-Graduação (CONPG), os eventos irão ocorrer conjuntamente e de maneira online. As inscrições e submissões de resumos já estão abertas.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF) organizam anualmente reuniões científicas para apresentar as pesquisas desenvolvidas nos seus Programas de Iniciação e discutir temas que envolvem a Ciência. Desde 2009, os eventos das três instituições têm sido realizados em um único grande congresso, o CONFICT, em Campos dos Goytacazes (RJ). Em 2019 o CONFICT teve 2.047 participantes inscritos e 643 trabalhos foram apresentados, sendo 313 da UENF.

A Iniciação Científica e Tecnológica é uma modalidade de pesquisa desenvolvida por alunos de graduação sob a orientação de pesquisadores das instituições de ensino superior brasileiras. Os Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Iniciação Tecnológica (PIBITI) têm o objetivo de fomentar a participação de estudantes de graduação em pesquisas e conta com bolsas financiadas por agências de fomento, principalmente CNPq e FAPERJ. Estes programas estimulam a maior articulação entre os estudantes da graduação e da pós-graduação e o envolvimento de pesquisadores na formação acadêmico-científica dos discentes. As pesquisas desenvolvidas pelos estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica contribuem para o desenvolvimento regional, para o avanço técnico-científico do país e para a solução de problemas em suas áreas de atuação.

O CONFICT 2020 terá como tema: Ciência para o desenvolvimento sustentável e abordará pesquisas e reflexões sobre a importância da Ciência para o desenvolvimento do país. Para o V Congresso Fluminense de Pós-Graduação estão previstas palestras, apresentações orais e em banners, além de atividades culturais. Durante o evento haverá interação com os participantes e convidados, que possuem ampla experiência nos temas relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação. O evento será importante para incentivar a divulgação dos trabalhos realizados na iniciação científica, mostrando para a comunidade o que está sendo produzido pelos estudantes da UENF, IFF, UFF e do programa “Viva Ciência” da Prefeitura Municipal de Campos.

O “Viva Ciência” é um programa municipal que oferece uma bolsa e incentiva os estudantes a desenvolverem ciência, tecnologia e inovação desde o Ensino Fundamental, até a Universidade.

O evento é aberto ao público, porém, excepcionalmente neste ano não serão aceitos trabalhos de outras instituições, sendo assim, apenas alunos vinculados aos programas de iniciação científica e tecnológica da UENF, IFF, UFF e do programa “Viva a Ciência” da Prefeitura Municipal de Campos poderão enviar seus resumos até o dia 20/09/2020. As inscrições e submissões dos resumos podem ser realizadas através do site: https://eventos.galoa.com.br/confict-conpg-2020.