Internacionalização em debate no CONFICT e CONPG

Na quarta-feira, 28/06/2023, foi realizada uma mesa-redonda e uma palestra sobre internacionalização durante os Congressos de Iniciação Científica e Pós-Graduação, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer da UENF.

A assessora internacional da UENF, Angela Pierre Vitória, comentou sobre a internacionalização da UENF.

— Agradeço todo o apoio da Reitoria e da Vice-reitoria, nas pessoas do professor Raul e e da professora Rosana, pela parceria que nos permitiu enviar quatro alunos para Portugal. Selecionamos, através de um edital, bolsistas que fossem de Iniciação do CNPq. Foram dois estudantes da Física, uma de Ciências Sociais e uma de Engenharia Civil — informou Angela.

O estudante de Física da UENF, Alexandre Santos da Silva, destacou como foi a experiência de estudar no exterior.

— Foi uma ótima experiência. Foi minha primeira experiência internacional. Voltei de lá um pesquisador mais completo. Pude chegar à UENF com alguns resultados promissores e a pesquisa tende só a avançar. Gostaria de agradecer à ASSAII, a meu orientador, ao CNPq e à Faperj — disse Alexandre.

O também estudante de Física da UENF, Eduardo César daMatta, versou sobre a experiência internacional.

— Foi minha primeira experiência internacional acadêmica. Todos devem ter esta experiência. Você cresce como profissional e como pessoa. Ajuda a crescer, amplia sua rede de contatos como cientista e pesquisador — afirmou Eduardo.

A estudante de Ciências Sociais da UENF, Sthefanni Batista de Sá, pesquisou Sociologia da Religião na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra.

— Para mim foi melhor ainda ter sido uma oportunidade acadêmica. Não fui só para conhecer outro país, fui conhecer outra cultura. Participei do Congresso Português de Sociologia. Agradeço à professora Wania, que me incentivou muito. Esta experiência foi ótima. Eu gostaria que muitas pessoas tivessem oportunidade de sair do país para desenvolver suas pesquisas. E hoje aqui pudemos compartilhar nossas experiências — afirmou Sthefanni.

A estudante de Engenharia Civil da UENF, Denise Ferreira Dias, relatou a experiência que teve na Universidade de Coimbra em Portugal.

— Foi uma experiência bem importante para mim e que me fez amadurecer muito. Pude ter contato com a estrutura lá, onde eles prezam pela qualidade do ensaio. Foi bem interessante – disse Denise.

O reitor da UENF, professor Raul Palacio, destacou o investimento da UENF na internacionalização dos estudantes da Universidade do Terceiro Milênio.

— Este recurso para internacionalização da UENF vem da Faperj. É mais um exemplo de como a gente vem utilizando bem os nossos recursos. Nosso compromisso é também mandar estudantes de pós-doutorado para o exterior. Agradeço à Angela e ao grupo da internacionalização que tem feito um trabalho muito árduo nos últimos anos. Este programa é também uma prospecção da vice-reitora, professora Rosana, que esteve na Universidade de Coimbra. No próximo, eu gostaria que seja feito na relação Sul-Sul, especificamente na América Latina à medida que nossos estudantes recebem aula de Espanhol — afirmou Raul.

Em seguida foi proferida a palestra sobre internacionalização com a professora Cristina Russi Guimarães Furtado, diretora do Escritório de Cooperação Internacional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

— A Uerj tem alguns cursos sob demanda totalmente em outras línguas. Na graduação a gente não pode exigir que o aluno faça as disciplinas internacionalizadas. Estamos começando este ano a voltar aos níveis de antes da pandemia, quando caíram as viagens. Temos na Uerj Português para estrangeiros e Cultura Brasileira para alunos intercambistas. E recentemente o Inep aprovou que a Uerj seja aplicadora do certificado para língua portuguesa, Celpe-Bras — informou Cristina.