LAMET realiza cerimônia de conclusão do curso ‘Clima, Água e Energia’

Foi realizada na noite de ontem, 23/03/21, através do Google Meet, a cerimônia de conclusão do curso de Especialização em Clima, Água e Energia: Uma Abordagem Técnica e Integrada, realizado em parceria pelo Laboratório de Meteorologia da UENF (LAMET) e a UFRJ/Campus Macaé. Na ocasião, o professor do curso e da UFRJ Rafael Malheiro ministrou uma palestra sobre o tema “Clima, Água e Energia”, marcando o Dia Mundial da Água (22/03) e o Dia Meteorológico Mundial (23/03).

O curso, iniciado em maio de 2019, teve a participação de 12 professores e 30 alunos, dentre engenheiros, biólogos, físicos, geógrafo, oceanógrafo, meteorologista, agrônomo, gestor ambiental e profissional de sistema de informação. Segundo a coordenadora do curso, professora Maria Gertrudes Justi, 27 alunos concluíram as disciplinas e defenderam monografias. Vários trabalhos foram submetidos e publicados em revistas científicas.

“Todas os trabalhos defendidos tratavam de assuntos ligados a, pelo menos, dois dos eixos do Curso. Muitas monografias foram oferecidas por um orientador do LAMET e outro da UFRJ. todas as bancas contaram com professores das duas instituições visando à integração”, explicou a professora, acrescentando que o curso foi oferecido como um “treinamento” para preparar o grupo de professores para o oferecimento do Mestrado em Clima e Energia, já aprovado pela UENF e a ser submetido à CAPES neste ano de 2021.

Participaram da cerimônia o reitor da UENF, Raul Palacio; a vice-reitora, Rosana Rodrigues;  o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Olney Vieira da Motta; o diretor do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF (CCT/UENF), Oscar Alfredo La Torre; a coordenadora de Extensão do CCT, Gudélia Guilhermina Arica;  o chefe do Campus Carlos Alberto Dias da UENF em Macaé, Victor Hugo Santos; a coordenadora do curso, professora Maria Gertrudes Justi; o vice-diretor da UFRJ/Campus Macaé, Carlos Eduardo Lopes da Silva; e o criador do LAMET/UENF, professor Valdo Marques.