Nota de falecimento – Professor Carlos Alberto Dias

É com profundo pesar e consternação que a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) comunica o falecimento do professor Carlos Alberto Dias, na manhã deste domingo, 06/12/20, em Macaé/RJ.

Formado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), da antiga Universidade do Brasil, hoje UFRJ, e com uma atuação de alta relevância na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Universidade Federal do Pará (UFPA), onde fundou centros de pesquisa de petróleo, o professor Dias foi um dos pilares na construção da UENF. Integrante da Comissão da Planejamento da UENF a convite do antropólogo Darcy Ribeiro, o professor foi o responsável pela implantação do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP), o qual dirigiu por dez anos. Posteriormente, ocupou o posto de coordenador do Programa de Pós-graduação de Engenharia de Reservatório e de Exploração da UENF.

O pioneirismo do professor Dias na criação do LENEP e sua visão estratégica ao criar o Laboratório em Macaé, sede da maior base de operações da Petrobras, proporcionou a formação diversos engenheiros, mestres e doutores em Engenharia de Petróleo.

Em um depoimento gravado pela Associação de Docentes da UENF (ADUENF) em 2017, o professor Dias falou sobre a importância da implantação do LENEP em Macaé: “A ideia de implantar o LENEP no Norte Fluminense era fazer a substituição das lideranças estrangeiras, que não só comandavam a atividade na área de exploração de petróleo, como a sua execução”. No video, Dias ainda lamentou o fato de o antropólogo Darcy Ribeiro não ter visto o resultado desse trabalho.

Em 2016, o professor Dias recebeu o título de Professor Emérito da UENF, onde ainda mantinha vínculos com a pós-graduação.

O sepultamento do professor Carlos Alberto Dias será realizado em sua cidade natal, Salinópolis/PA, conforme seu desejo.

A comunidade da UENF se solidariza com os familiares e amigos nesse momento, e presta suas homenagens ao professor e grande brasileiro, Carlos Alberto Dias.

A Reitoria decretou luto oficial por três dias em toda a UENF.