Nota da Reitoria – Dia dos Trabalhadores

• Categoria do post:Notícias

Neste dia dos trabalhadores, a Reitoria da UENF vem a público para, além de parabenizar a todos os trabalhadores, públicos e terceirizados, fazer uma prestação de contas das atividades que estão sendo realizadas em atendimento às necessidades atuais da sociedade.

Em época de pandemia pelo novo coronavírus, a UENF ratifica seu caráter público e o compromisso de ser um espaço de oportunidade para todos.

Estamos vivenciando momentos de grande complexidade, aos quais a comunidade universitária tem respondido com firmeza, dedicação, e deixando bem claro o compromisso da universidade publica, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada no atendimento as demandas vindas da sociedade.

No combate a pandemia temos direcionado as nossas forças em várias frentes de ação. Implantar na região um Laboratório de Referência Regional para a realização de testes para detecção do novo coronavírus foi uma das nossas primeiras ações.

Não podemos perder tempo. Quanto mais rápido os resultados forem disponibilizados aos profissionais de saúde e gestores públicos, mais precisa será a resposta à pandemia e mais eficiente será a adoção de medidas no combate à Covid-19. Neste sentido, a UENF vem trabalhando junto com a Prefeitura de Campos dos Goytacazes no credenciamento pelo LACEN de um laboratório de referência no Hospital Geral de Guarus – HGG, e simultaneamente atua junto com a prefeitura de São João da Barra na montagem de um novo laboratório, que permitirá também a realização de testes de Dengue e Chicungunha.

Ao mesmo tempo, atendendo a um pedido da sociedade, um grupo de estudantes, sob a orientação de uma docente da nossa instituição, iniciou a produção de sabonetes para distribuição a pessoas carentes e entidades que apoiam e assistem aos menos favorecidos. Poder disponibilizar a essas pessoas e instituições um insumo básico no combate à pandemia é extremamente importante, pois permite a higienização de um grupo importante de pessoas com elevado risco de contaminação. Na atualidade, a UENF está produzindo até 200 sabonetes em barra por dia e também sabonete líquido.

Finalmente, entender a doença que nos assola é fundamental para traçar estratégicas de prevenção e combate. Por esse motivo, vários professores da UENF encaminharam projetos de pesquisas nas diferentes chamadas feitas pelas agências nacionais de fomento, a CAPES, o CNPq e a FAPERJ. Nessa mesma linha do fortalecimento da ciência como ferramenta imprescindível para solução da pandemia, a UENF abriu um edital para a seleção e outorga de quatro bolsas de pós-doutorado direcionadas ao desenvolvimento de pesquisas na luta contra a dengue, chikungunya, zika e covid-19. Fortalecer essas áreas de pesquisa será estratégico para os próximos anos.

Várias têm sido as ações da UENF, mesmo neste tempo de pandemia. Entretanto, nenhuma delas poderia ser realizada sem o caráter público da Universidade. Determinar que parte dos nossos recursos, provenientes de um orçamento fortemente contingenciado, sejam direcionados para essas ações só pode ser realizado numa universidade pública. Priorizar o atendimento às necessidades das pessoas mais carentes guarda estreita relação com o caráter público da universidade. Entender que a educação tem que ser inclusiva e tem que chegar a todos com equidade é característico das universidades públicas. Enfim, sem o caráter público da UENF este nota seria vazia.

Por fim, cabe ainda ressaltar que todas essas ações estão sendo realizadas pela comunidade universitária e nela os trabalhadores, públicos ou terceirizados, ocupam um lugar especial. Sem as pessoas que se dedicam a nossa instituição nada disso seria possível. Parabéns a todos neste dia internacional dos trabalhadores, pois graças ao esforço de cada um de vocês a UENF se encontra viva e pujante!

Raúl Ernesto Lopez Palacio

Reitor