Observatório das Metrópoles tem reunião na UENF

A UENF recebe nesta sexta, 13/03/20, os pesquisadores Antônio Alkmim e Humberto Meza, que integram o INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) Observatório das Metrópoles, coordenado pelo professor Sergio de Azevedo, do Centro de Ciências do Homem (CCH). Às 10h, no Miniauditório do CCH, eles participam de reuniões técnicas com pesquisadores da UENF vinculados ao Observatório. Às 14h30, serão recebidos pela vice-reitora Rosana Rodrigues e pela pró-reitora em exercício Maria Cristina Gaglianone, retornando em seguida, às 16h, à interlocução com os colegas do CCH.

O encontro tem por objetivo apresentar e consolidar o conhecimento sobre a metodologia de análise socioespacial do território que caracteriza a maior parte das pesquisas do INCT. O diálogo se dará por meio do relato de duas pesquisas: “Mapeamento e construção dos indicadores de gestão pública nos municípios brasileiros (professor Antônio Alkmin)” e “Esforço de classificação dos municípios brasileiros a partir do tecido associativo/Terceiro Setor” (pós-doutorando Humberto Meza).

O INCT Observatório das Metrópoles desenvolve o programa de pesquisa “As Metrópoles e o Direito à Cidade na inflexão da ordem urbana brasileira”. Em 2019 foi aprovado o projeto Faperj “Como se governam as cidades? Os desafios institucionais para o desenvolvimento urbano do estado do Rio de Janeiro”, de responsabilidade do vice-coordenador do Observatório, professor Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro (UFRJ), com a participação de vários pesquisadores do CCH/UENF.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813