Participação de discentes e docentes da UENF no 8° ABM Week

Durante os dias 3 a 5 de Setembro de 2024 os alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado e docentes do Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UENF participaram ativamente do 8° ABM Week, um dos maiores eventos do país na área de Engenharia dos Materiais e promovido pela Associação Brasileira de Materiais (ABM), que ocorreu na cidade de São Paulo. Neste ano de 2024 participaram mais de 60 estudantes da UENF, além de diversos docentes da Universidade, marcando as comemorações dos 80 anos da Associação Brasileira de Materiais (ABM) e a consolidação da presença da UENF neste importante evento nacional.

Uma novidade deste ano foi o incentivo financeiro dado pela ABM para a participação dos discentes da universidade, o que fomentou maior participação dos estudantes. Além disso, a UENF foi premiada durante o evento como a universidade com maior número de trabalhos submetidos no país, com um total de 167 trabalhos completos, que foram apresentados na modalidade banner e oral, superando universidades que possuem programas mais consolidados. O segundo e terceiro lugar foram ocupados pelo IME (108 trabalhos) e UFPA (53 trabalhos), respectivamente. O evento é considerado o maior evento técnico-científico da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração, a ABM WEEK tem  a missão de promover o intercâmbio tecnológico, o desenvolvimento industrial e melhorar a competitividade das empresas do setor e interação dos estudantes com empresas do segmento.

Para a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UENF, a participação e o envolvimento dos estudantes em eventos de renome nacional é extremamente importante, mostrando a grande capacidade de trabalho e engajamento dos discentes e docentes da Universidade, além de promover a visibilidade da UENF e do PPGECM/UENF em eventos nacionais, o que é importante no âmbito da avaliação da CAPES.