Pint of Science 2020, uma edição totalmente digital e gratuita

Nos dias 8, 9 e 10 de setembro acontecerá a Edição 2020 do Pint of Science, evento anual voltado para a divulgação científica. Normalmente realizado em bares, cafés e outros ambientes públicos, este ano, devido a pandemia da Covid-19, o festival será totalmente online. O evento, que será realizado na semana da independência do Brasil, terá o tema “Investimento ou Morte!” e reunirá, no âmbito nacional, 13 pesquisadores de diferentes áreas que discutirão estudos desenvolvidos durante o período de isolamento social. Os bate-papos, que abrangem assuntos como vacinas e impactos socioeconômicos, serão transmitidas pelo canal do YouTube do Pint of Science Online Brasil, sempre às 20h.

Na abertura do evento nacional a pesquisadora Helena Nader e o historiador Felipe Figueiredo, debatem sobre o investimento em ciência nos últimos 3 governos e sobre a experiência da pesquisadora, em Brasília, apresentando a importância do investimento em ciência junto a deputados e senadores. “O apoio a ciência vai pintar o retrato de nossa história” é um painel que vai apresentar as perspectivas de investimentos na ciência, sua evolução e a forma como esses investimentos são realizados em diversos países.

A abertura do evento nacional acontece na terça-feira, a partir das 20h e pode ser assistido no seguinte link: http://bit.ly/Pint20BR-0809. A participação é gratuita e a programação completa do evento nacional pode ser encontrada no site www.pintofscience.com.br.

O evento em Campos

Pela terceira vez Campos faz parte das cidades brasileiras que recebem o evento, esse ano serão 73 cidades, no Brasil, que realizarão eventos locais. A programação do evento em Campos tem inicio nesta terça-feira, dia 8/9, com o tema “Vírus, o novo medo”. Um debate sobre o SARS-CoV2, que vem mudando totalmente nosso modo de vida. O que se sabe sobre o vírus e como a ciência está buscando tratamentos e vacinas para o vírus. Falando sobre o tema teremos, Fernando Augusto Bozza, da FIOCRUZ, Maria Cistina Canela, da UENF, e Pablo Silva Lira, da UEFES. O evento acontece a partir das 10h, com transmissão no canal do Youtube do Pint online

“Vírus, o novo medo” – INFORMAÇÕES AQUI

Na parte da tarde, a partir das 14h, teremos o painel com o tema “Fora da Terra”.

Estamos sozinhos no Universo? Esse pergunta ecoa na Humanidade há muito tempo. Hoje olhamos para o espaço buscando habitáveis mundo distantes e para o nosso próprio planeta, procurando como a vida pode se adaptar às condições mais extremas. Não vamos encontrar marcianos verdes, mas, quem sabe, uns micróbios diferentões?

Os participantes de desse painel são Naelton Araújo, Gustavo Porto Mello e Adriano Henrique Ferrarez. O evento se inicia às 14h no Youtube do Pint online.

“Fora da Terra” – INFORMAÇÕES AQUI

O último evento local do primeiro dia do Pint of Science tem como tema “Vinho ou cerveja?”. Das tradições cervejeiras à cultura vinícola, do crescimento econômico das produções artesanais às novas rotas turísticas, das técnicas do fabrico às combinações gastronômicas, a ciência tem cada vez mais contribuído no universo da produção e consumo do vinho e da cerveja. Que tal experimentarmos vinho ou cerveja à luz da ciência?

Para falar sobre o tema teremos a presença de Maíra Maciel Mattos de Oliveira, Cibele Maria Stivanin de Almeida e Luana Cristina Andrade. O evento se inicia às 16h no Youtube do Pint online.

“Vinho ou cerveja” – INFORMAÇÕES AQUI

O Pint of Science tem um papel importante na divulgação científica, ele permite que a sociedade tenha a percepção da importância da ciência e do quanto ela esta presente no dia a dia. O evento tira a ciência dos laboratórios e leva os pesquisadores para debates em ambientes informais como bares, cafés e restaurantes. Esse ano, com a pandemia, temos a possibilidade de conhecer e aprender mais um pouco sobre a ciência em nosso trabalho e nossas casas, de forma online, vale a pena assistir às apresentações.

O evento local tem o apoio da UENF, IFF, IFRJ, 97 FM, Ciência prá Gente, Hemoclin, Cervejaria Pindorama e Rádio IFF FM.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo