Polo Cederj/UAB é institucionalizado em Itaocara

Os Polos do CEDERJ são uma referência física para os alunos realizarem as atividades presenciais obrigatórias

Foi sancionada a Lei Municipal 1.607/2024 que institui no âmbito do município de Itaocara o polo de apoio presencial para educação à distância, Sistema Cederj/UAB. O polo foi fundado em março de 2004, porém somente agora foi institucionalizado no município. Atualmente, a unidade conta com os cursos de Licenciatura em Biologia (UENF), Licenciatura em Química (UENF), Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO), Licenciatura em Matemática (UFF), Administração Pública (UFF) e Computação (UFF).

De acordo com o diretor do Polo Cederj-Itaocara, o professor Anselmo Biasse, além dos cursos ativos há a previsão de quatro especializações para esse semestre 2024/2 e mais duas para o próximo semestre. A avaliação do Polo junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é AA, habilitando o mesmo ao recebimento de ofertas de cursos pelas mais de 100 Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

“Está garantida a permanência do Polo CEDERJ em Itaocara independentemente de qualquer governo. Com isso, munícipes itaocarenses podem contar com cursos de graduação e especialização perto de casa, uma grande conquista pela democratização do ensino superior principalmente para as pessoas mais vulneráveis”, destaca o diretor.