Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas: inscrições abertas até 19/11

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PGGMP) da UENF, credenciado pela CAPES com nota 6 (seis), torna público o edital de seleção com abertura de vagas para o primeiro semestre de 2023. Estão sendo oferecidas 18 vagas para o Mestrado e 15 vagas para o Doutorado. As inscrições ocorrerão no período de 19/10 a 19/11/2022 e deverão ser realizadas somente online, via email (pggmp@uenf.br). Veja AQUI o Edital.

Tendo iniciado suas atividades em 2005, o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF vem mantendo o conceito 6 — considerado de excelência — por três avaliações consecutivas da Capes. O objetivo do Programa é formar geneticistas e melhoristas de plantas com sólida formação científica e capazes de liderar programas de melhoramento de novas cultivares, bem como ações de coleta, preservação e manejo de germoplasma, além de produção de semente básica e genética.

Para o coordenador da PGGMP, Alexandre Pio Viana, o conceito 6 na Capes pode ser atribuído à consolidação da estrutura de pesquisa do Programa, que tem permitido atuar fortemente no desenvolvimento de novos produtos tecnológicos. “As cultivares desenvolvidas nos diversos programas de melhoramento que estão em ação são responsáveis pelo tripé formação de recursos humanos, produção de conhecimento científico e desenvolvimento de novos produtos tecnológicos”, disse.

O Programa oferece aos estudantes acesso a métodos clássicos de melhoramento, bem como técnicas avançadas envolvendo a tecnologia da DNA recombinante, o uso de técnicas de biologia molecular, particularmente o uso dos marcadores de DNA, além de formação em biometria, citogenética, genômica e proteômica associadas ao melhoramento de plantas. O Programa oferece três linhas de Pesquisas: Recursos Genéticos Vegetais, Melhoramento de Plantas e Análise Genômica.

Segundo Alexandre, o Programa vem consolidando suas ações de excelência na produção de conhecimento científico de qualidade, publicando nas melhores revistas da área. “Na formação de recursos humanos, consolidamos nossa parceria com o grupo de estudos Ganho Genético, que conta com uma importante interface com o setor privado, onde nossos egressos têm tido êxito na contratação destes profissionais para as grandes empresas de genética do país e no exterior. Temos também egressos atuando nas diversas instituições públicas como Embrapa, Universidades Federais, Institutos Federais, Universidades Estaduais, dentre outros”, afirmou.

Saiba mais sobre a PGGMP AQUI.