Resultado da avaliação da Capes mostra crescimento da Pós-Graduação da UENF

Com a maioria de seus Programas atingindo conceitos 4, 5 e 6 (bom, muito bom e excelente), a UENF conquistou um resultado bastante positivo na avaliação quadrienal da Capes referente ao período entre 2017-2021. Segundo a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF, Maura da Cunha, a avaliação mostrou um amadurecimento e crescimento da Pós-Graduação da UENF como um todo. Com uma escala de 1 a 7, os conceitos Capes são a principal referência de qualidade dos programas de mestrado e doutorado oferecidos no país.

“Diante de um cenário bastante atípico, causado pela pandemia da COVID-19, consideramos a análise das fichas de avaliação quadrienal 2017-2021 dos Programas/Cursos de Pós-Graduação Stricto sensu da UENF bastante positiva. Nossos Programas, quase em sua totalidade, cresceram ou mantiveram suas notas. Aqueles que não alcançaram a manutenção das notas, dois no total, estão no momento preparando seus recursos para encaminhamento à CAPES, e temos plena convicção do potencial de recuperação das notas”, afirmou.

“Cinco Programas/Cursos obtiveram nota 4, com respectivas avaliações positivas e com excelentes possibilidades de acréscimo de notas em uma próxima avaliação. O nosso Curso de Pós-graduação em Engenharia Civil, um dos quais recebeu a nota de avaliação 4, poderá agora criar o Programa de doutorado, elevando assim a qualidade do curso. Cinco Programas conquistaram notas 5 e um Programa manteve a nota 6, considerado de excelência”, disse a pró-reitora.

O Programa que manteve o conceito de excelência, 6, foi o de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF. Este resultado vem se mantendo por três avaliações consecutivas da Capes. Já os Programas de Ciências Naturais, Biotecnologia Vegetal e Sociologia Política conseguiram aumentar seus conceitos de 4 para 5.

Para Maura, o resultado da avaliação da Capes demonstra a maturidade alcançada pela Pós-Graduação da Universidade. “Nossa Pós-graduação atinge uma maturidade impar, com uma Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação atuante, Coordenadores participativos, e com discussões ampliadas nos fóruns organizadores pela ProPPG anualmente. Desta forma, em nossa avaliação todos os Programas estão de parabéns e esperamos ainda conquistar novos índices a partir dos recursos realizados”, afirmou.

A avaliação da Capes é feita periodicamente em 49 áreas do conhecimento, com base em informações registradas por cada Programa na plataforma comum ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a Plataforma Sucupira. As análises são feitas pelas Comissões de Área e posteriormente revisadas pelo Conselho Técnico Científico do Ensino Superior (CTC-ES). As notas variam de 3 (regular), 4 (bom) e 5 (muito bom), além das notas 6 e 7, que constituem referências para as Áreas. Os critérios de avaliação levam em conta, entre outros, a produção científica dos docentes e discentes, a formação do corpo docente e a qualidade da formação dos alunos.

Em seus 13 Programas de Pós-Graduação, a UENF possui no momento 1032 discentes regulares, com 443 alunos de mestrado e 589 alunos de doutorado, além de 132 alunos especiais.

Excelência em Genética e Melhoramento de Plantas – O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, Alexandre Pio Viana, atribui a manutenção do conceito 6 na Capes à consolidação da estrutura de pesquisa, que tem permitido ao Programa atuar fortemente no desenvolvimento de novos produtos tecnológicos. “As cultivares desenvolvidas nos diversos programas de melhoramento que estão em ação são responsáveis pelo tripé formação de recursos humanos, produção de conhecimento científico e desenvolvimento de novos produtos tecnológicos”, disse.

Segundo ele, nos últimos anos o programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas tem consolidado suas ações de excelência, notadamente atuando de forma regular na produção de conhecimento científico de qualidade, publicando nas melhores revistas da área. “Na formação de recursos humanos, consolidamos nossa parceria com o grupo de estudos Ganho Genético, que conta com uma importante interface com o setor privado, onde nossos egressos têm tido êxito na contratação destes profissionais para as grandes empresas de genética do país e no exterior. Temos também egressos atuando nas diversas instituições públicas como Embrapa, Universidades Federais, Institutos Federais, Universidades Estaduais, dentre outros”, afirmou.

“Para os próximos anos já temos nosso planejamento estratégico aprovado e vamos trabalhar para manter nossas métricas, que são um ponto importante na avaliação da CAPES. Acredito que estamos no caminho certo pois com essa nova nota na avaliação, já estaremos a 11 anos no programa de excelência da CAPES (PROEX), o que traz uma série de vantagens na gestão do programa, isso na atuação tanto dos docentes como dos nossos discentes, que são os grandes responsáveis por nossos bons resultados”, concluiu o professor.