Portal da Transparência | Acesso à Informação | Fala.BR                    Rádio UENF

Pré-Vest/UENF inscreve até 15/12 para 2023

Estão abertas até o dia 15/12/22 as inscrições para o Pré-Vestibular Comunitário (Pré-Vest/UENF). Os interessados devem acessar o link na Bio do Instagram do curso, @prevestuenf, onde estão disponíveis o edital e os arquivos necessários para inscrição. Toda documentação deverá ser entregue na sala 120, no prédio da reitoria.  

O Pré-Vest/UENF é aberto a qualquer estudante de baixa renda que esteja cursando ou já tenha concluído o Ensino Médio. O corpo docente do Pré-Vest/UENF é constituído tanto por universitários quanto por bacharéis e licenciados, todos voluntários. 

Segundo o coordenador do curso, Ioanes Sideris, o Pré-Vest/UENF é uma instituição sem fins lucrativos criado em 1995 por estudantes de graduação, auxiliados por pós-graduandos e professores da UENF. O objetivo é oferecer a alunos de baixa renda uma preparação melhor para o exame vestibular. Até 2021, foram 2060 alunos atendidos e 1211 aprovados. Atualmente, o curso atende estudantes de Campos dos Goytacazes e de outras cidades do Norte Fluminense.  

Ioanes ressalta que os resultados sempre foram animadores. O curso tem registrado resultados positivos desde a sua criação, mantendo uma média de 70% de aprovação de seus alunos nos vestibulares de universidades públicas (UENF, UFF, UERJ, UFRJ, IFF, UFJF, UFES, UFRRJ, UFV, dentre outras).

— Diversos ex-alunos do curso que se formaram nas mais diversas áreas do conhecimento ingressaram no mestrado e doutorado — comemora o coordenador.  

A atuação do Pré-Vest/UENF não se limita às aulas regulares. São realizados, por exemplo, vários eventos extraclasse, que buscam estimular o posicionamento crítico, ao mesmo tempo em que promovem o exercício da cidadania.

 — Nem só de preparação para as provas vive o curso. Do ponto de vista político-pedagógico, uma preocupação constante é promover a participação cidadã e estimular uma leitura crítica da realidade. Na prática, essa orientação se traduz em uma série de eventos extraclasse, como mesas-redondas, gincanas e excursões, que provocam a reflexão, suscitam o debate e levam o aluno a se posicionar criticamente — conta.  

O curso conta ainda com um serviço de atendimento pedagógico e psicológico que acompanha e orienta os alunos de modo permanente ao longo do ano. Além disso, dispõe de uma biblioteca composta majoritariamente por livros didáticos e apostilas, o que, na opinião de Ioanes, é fundamental para estudantes que, em ano de Vestibular, não podem arcar com o custo de material didático novo.  

Depoimento de aluno– Com a necessidade de se preparar para o ENEM, o aluno Nathan Silva, 21 anos, começou a buscar por um curso pré-vestibular na internet e logo encontrou o Pré-Vest/UENF. Ele se prepara para conquistar o seu sonho: cursar Psicologia na UFF.  

— Buscando em sites e no Instagram, achei o Pré-Vest e vi que era na UENF. Logo imaginei que seria de qualidade. Em conversa com antigos professores, soube que eles fizeram o Pré-Vest e conseguiram ingressar na Universidade. Então, acredito que estou no caminho certo. Gosto muito das aulas, dos professores e, principalmente, de estar em uma Universidade de potencial como a UENF — declara o aluno, que é bolsista voluntário do projeto de extensão Rede UENF Social.  

Aulas e processo de seleção – Os alunos, isentos de taxas de mensalidade, assistem às aulas na UENF de segunda à sexta-feira no período noturno e aos sábados no período diurno. Atualmente, o número de vagas é limitado em 90 alunos. O número de inscritos tem variado de 700 a 1200 candidatos por processo seletivo. O Pré-Vest/UENF abre novas turmas apenas uma vez por ano.  

O processo seletivo do Pré-Vest/UENF inclui uma prova e análise documental. A prova escrita, com duração de 4 horas, é de múltipla-escolha e engloba as seguintes disciplinas: Português (apenas interpretação de texto) e Matemática. 

— É importante deixar claro que se trata de uma prova extremamente simples. Seu objetivo não é avaliar a quantidade de conhecimento acumulado pelo aluno. Em vez disso, e seguindo a proposta bem-sucedida do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), nosso objetivo com essa prova é observar, nos candidatos, as habilidades relacionadas à leitura de textos, gráficos, tabelas, charges etc. Por causa disso, o conteúdo cobrado corresponde, aproximadamente, ao conteúdo do 9º ano Ensino Fundamental — esclarece o coordenador.  

A análise documental é realizada calculando a renda per capita, que é obtida da seguinte forma: divide-se a soma dos rendimentos de todos os membros da família que moram na mesma casa pelo número total de membros. Os candidatos que apresentam renda per capita acima de um salário mínimo e meio são eliminados do processo seletivo. 

— Esse valor de um salário mínimo e meio per capita segue o limite estipulado pelo ProUni (Programa Universidade Para Todos). O ProUni é um programa do Governo Federal que concede bolsas de estudos em universidades particulares para estudantes de baixa renda. Em outras palavras, para poder receber uma bolsa integral pelo ProUni, o estudante não pode ter renda per capita superior a um salário mínimo e meio. Na prática, isso significa o seguinte: o aluno que ingressar no Pré-Vest/UENF está apto a obter bolsa integral em diversas instituições particulares de nível superior, uma vez que se enquadra nos critérios do ProUni — conclui Ioanes.  

Acesse AQUI o Edital, o Requerimento de Inscrição e o Questionário Socioeconômico.

Fechar Menu