Prefeito de Tanguá visita UENF e reforça cooperação em inovação e valorização da laranja com IG

O prefeito de Tanguá (RJ), Rodrigo Medeiros, e o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Renato Faria, visitaram nesta semana a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) para fortalecer o acordo de cooperação técnica já existente entre a instituição e a Prefeitura. A parceria visa impulsionar projetos conjuntos nas áreas de inovação, agricultura e desenvolvimento sustentável.

Durante o encontro, as autoridades municipais discutiram com pesquisadores e gestores da UENF novas frentes de atuação, com destaque para o apoio ao cultivo da laranja — principal produto agrícola de Tanguá, que recebeu recentemente o selo de Indicação Geográfica (IG). A proposta é desenvolver soluções científicas que melhorem a produtividade, a qualidade do fruto e a competitividade dos produtores locais.

Além da citricultura, foram abordadas oportunidades ligadas à capacitação de jovens, inovação aberta e uso de tecnologias aplicadas à gestão pública.

— A parceria com a UENF fortalece nosso compromisso com o desenvolvimento de Tanguá por meio do conhecimento, da ciência e do respeito à vocação agrícola do nosso território — afirmou o prefeito.

A UENF reafirmou seu papel estratégico no apoio às demandas regionais e se comprometeu a avançar na implementação de ações previstas no acordo. A visita reforça a sinergia entre a academia e o poder público na construção de soluções que gerem impacto social, econômico e ambiental positivo.

— A UENF reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional ao colocar seu capital científico e tecnológico a serviço das demandas concretas dos municípios. Parcerias como a estabelecida com Tanguá demonstram como a universidade pública pode ser um agente estratégico na promoção de soluções sustentáveis e na valorização das vocações locais — disse a reitora da UENF, Rosana Rodrigues.

NOTÍCIAS

EDITAIS