‘Presente Solidário’: servidores e estudantes da UENF doam sangue

• Categoria do post:Notícias

Campus recebe ônibus do Hemocentro Regional. Ao todo foram feitos 46 cadastros de interessados em doar sangue e foram coletadas 29 bolsas de sangue e material para doação de medula óssea

No mês do seu aniversário de 31 anos, que será comemorado na sexta-feira (16/08/2024), a UENF preparou uma programação especial, que foi divulgada na segunda-feira (12/08/2024) aqui.

Nesta terça-feira (13/08/2024), a UENF recebeu o ônibus itinerante do Hemocentro Regional na ação denominada Presente Solidário. Durante todo o dia, servidores e estudantes da UENF doaram sangue no ônibus do Hemocentro Regional. Também foi colhido material para doação de medula óssea.

Ao todo foram feitos 46 cadastros de interessados em doar sangue e foram coletadas 29 bolsas de sangue. Após o cadastro dos possíveis doadores é feita a triagem para saber quem pode doar, sendo que algumas pessoas podem não ser consideradas aptas a fazerem a doação. Os voluntários aptos a doar recebem hidratação antes e depois da doação.

Requisitos para doar sangue: ter entre 16 a 69 anos e pesar mais de 50 quilos

Os doadores devem ter de 16 a 69 anos e peso a partir dos 50 quilos. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Os homens podem doar de dois em dois meses e as mulheres podem doar de três em três meses.

A estudante do mestrado em Produção Vegetal da UENF, Caroline de Souza Neves, é doadora desde 2019 e reforça a importância de doar.

— Conheço pessoas que já morreram porque não tinha sangue no hospital. Sempre que eu posso doar, eu ajudo – conta Caroline.

Ônibus do Hemocentro atende região norte e noroeste fluminense e doações também podem ser feitas no Hospital Ferreira Machado

O ônibus itinerante do Hemocentro Regional percorre a região norte e noroeste fluminense às terças e quintas-feiras.

Doações podem ser feitas todos os dias, das 7 às 18 horas, no Hospital Ferreira Machado, onde fica sediado o Hemocentro Regional.