Primeira rádio pública do interior do Estado — Rádio UENF 87,1 FM — será inaugurada nesta sexta, 17/10, na UENF

A UENF já é pioneira em muitas áreas, e, a partir deste mês, assume também o pioneirismo na área de radiodifusão. É em seu campus universitário, em Campos dos Goytacazes, que será inaugurada na próxima sexta-feira, 17/10/25, a primeira rádio publica do interior do Estado: a Rádio UENF 87,1 FM — uma parceria entre a Universidade e a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Funcionando experimentalmente na web desde 2021, a Rádio UENF começa a operar nesta segunda-feira, 13/10/25, pelo canal 196, na frequência 87,1 MHz. O canal de rádio irá operar com um transmissor de 1 kW, o que permitirá atingir o município de Campos dos Goytacazes  — cerca de 500 mil habitantes —, além de municípios vizinhos na região de planície em direção ao litoral, como São João da Barra e Quissamã.

A cerimônia de inauguração será realizada a partir das 10h de sexta-feira, 17/10/25, no térreo do Prédio da Reitoria, com a presença da reitora da UENF, Rosana Rodrigues, e demais autoridades da Universidade. Também confirmaram presença as representantes da EBC Lídia Neves (gerente Executiva) e Luciana Couto (gerente de Rádio).

Para a reitora da UENF, Rosana Rodrigues, a implantação da Rádio UENF é um passo essencial para consolidar o papel social da Universidade.

— Com o apoio da EBC, teremos um meio de comunicação comprometido com a formação cidadã, a pluralidade de ideias e a valorização da produção científica e cultural. É uma conquista que reflete o nosso compromisso com a democratização da informação e com a integração entre a universidade e a comunidade. Parabéns a toda nossa equipe da comunicação, que, sob a liderança do Vitor Sendra, trabalhou de forma decisiva para esta conquista — afirmou a reitora.

A RNCP é uma aliança de emissoras  públicas ou privadas de caráter público, educativas e culturais, com a missão de produzir e disseminar programação educativa, artística, cultural, informativa e científica, sob a liderança da EBC. A Rede conta com a participação de mais de 110 emissoras de televisão e 150 emissoras de rádio em todo o país.

Segundo a EBC, “a implantação do novo canal faz parte do esforço contínuo para ampliar o alcance da comunicação pública, garantindo à população acesso a uma programação de qualidade, educativa e cultural, comprometida com a diversidade regional e o fortalecimento da cidadania”.

No âmbito da parceria, cada instituição assumiu responsabilidades complementares: a EBC cedeu o canal, elaborou o projeto técnico e disponibilizou a programação da Rádio Nacional como base de conteúdo. Já a UENF foi responsável pela aquisição dos equipamentos, além de assumir a operação do canal e a produção de conteúdo local.

Ainda segundo a EBC, “a inauguração do canal 196 – 87.1 MHz marca mais um passo da EBC na interiorização da comunicação pública e no fortalecimento das parcerias institucionais com universidades, que compartilham o mesmo propósito: fazer da comunicação pública um instrumento de conhecimento, cultura e cidadania”.

Processo de implantação da Rádio UENF começou em 2023

O diretor de Comunicação da UENF, jornalista Vitor Sendra, lembra que a ideia de implantar a Rádio UENF surgiu no final de 2023, na gestão do reitor Raul Palacio. Segundo ele, tudo começou quando a UENF recebeu um convite da Associação Brasileira dos Reitores das  Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) para que aderisse à RNCP.

— O convite chegou em novembro, e a UENF se interessou desde o primeiro momento. Então já começamos a providenciar toda a documentação necessária. Inicialmente, havia a ideia de colocar rádio em todos os polos do Cederj, mas isso ficaria inviável financeiramente e em termos de pessoal. Então decidimos manter a rádio unicamente em Campos dos Goytacazes — conta Vitor.

Ele ressalta que, em março de 2024, houve a consignação do canal e, a partir daí, tiveram início as tratativas diretamente com a EBC. Uma vez aprovada toda a documentação, a UENF conseguiu inserir no orçamento de 2025 os recursos necessários para a implantação da rádio.

Segundo Vitor, o processo de implantação começou com a aquisição dos equipamentos de transmissão e de produção interna da rádio, ou seja, os equipamentos técnicos do estúdio. Além disso, também foi iniciada a preparação de um espaço dentro do campus visando à instalação do estúdio. O local escolhido foi uma sala no andar térreo do prédio da Reitoria, no campus Leonel Brizola.

— Para nós, é um orgulho muito grande, porque  nós somos a primeira radio publica do interior do estado. E essa rádio vai permitir que a gente tenha uma interação maior com a sociedade. Fazendo divulgação, difusão  da pesquisa, ensino, inovação tecnológica, cultura, sempre com o compromisso de democratizar a informação— afirma Vitor.

Reitor da UENF no momento em que começaram as tratativas com a EBC para a implantação da Rádio, o professor Raul Palacio afirma que a Universidade aderiu ao processo por entender que o rádio ainda é o meio de comunicação mais democrático.

— Todo mundo tem acesso ao rádio, não é necessário muito recurso. E ele ainda tem a vantagem de poder ser acessado de qualquer lugar. Então, embora hoje em dia seja menos utilizado, o rádio ainda é o meio mais democrático de levar as informações para as pessoas — afirma.

Ele ressalta que, através da rádio, a UENF terá um canal de comunicação permanente no qual poderá divulgar tudo que acontece na instituição, de forma bastante democrática e acessível a todos.

— Para muitas pessoas, principalmente os mais jovens, o rádio já não é o principal sistema de comunicação. Mas a gente tem que atingir também  outras faixas etárias, aqueles que não estão acostumados com o sistema online, as redes sociais, e que todo dia de manhã ligam o seu rádio para se atualizar sobre o que está acontecendo — disse.

Acesse Rádio UENF

NOTÍCIAS

EDITAIS