Professor Juraci Sampaio será o pró-reitor de Graduação da UENF

O professor Juraci Aparecido Sampaio, atual chefe do Laboratório de Ciências Físicas do Centro de Ciência e Tecnologia da UENF (LCFIS), será o próximo pró-reitor de Graduação da UENF. O anúncio foi feito ontem, 09/10/23, pela reitora eleita e pelo vice-reitor eleito da UENF, Rosana Rodrigues e Fábio Lopes Olivares.

Nascido em Jandaia do Sul, no Paraná, Juraci está na UENF desde 2007 e já atuou em vários cargos administrativos. Foi coordenador da área de Física no PIBID, coordenador do curso de Licenciatura em Física, coordenador adjunto da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na área EaD e assessor da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

— Nós estamos muito felizes em poder contar com a participação do professor Juraci em nossa equipe. Uma pessoa competente, experiente, com perfil altamente técnico e de liderança. Ele terá nosso total apoio nas tratativas para elevar a qualidade da nossa graduação , ressaltando que os cursos presenciais e os semi presenciais terão o mesmo tratamento e atenção, resguardadas as particularidades de cada área. A etapa de transição se inicia imediatamente, e agradecemos ao nosso pró-reitor, professor Manuel Molina, pelo seu trabalho à frente da ProGrad e pela acolhida da nova equipe gestora — disse Rosana.

Formado em Física/bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 1994, Juraci conta que sua trajetória profissional sempre foi marcada por grande esforço pessoal. Ele começou a trabalhar bem jovem, aos 14 anos, como office boy. Enquanto fazia a graduação à noite, trabalhava o dia todo na empresa Stevia Industrial, como auxiliar de escritório.

— Não era fácil. As aulas terminavam 11 da noite e eu muitas vezes tinha que estudar em casa até as duas da manhã. De manhã bem cedo já estava de pé. Hoje eu sempre falo para os meus alunos que é importante a gente sempre se esforçar para chegar onde quer — diz.

Na época em que se graduou, não havia na UEM cursos de mestrado ou doutorado. Juraci, então, se mudou para Campinas, para realizar seu mestrado em Física na Unicamp. O doutorado, também em Física, foi feito na USP de São Carlos. Após o doutorado, ele volto à Unicamp para realizar seu primeiro pós-doutorado. Em seguida, Juraci obteve uma bolsa para outro pós-doutorado, desta vez no Ames Laboratory, AMES LAB, nos Estados Unidos.

— Sempre gostei muito de matemática, mas queria uma coisa que fosse mais aplicada também. No ensino médio, tive professores que levavam experimentos, mostravam que a Física era interessante. Isso me influenciou muito e acabei optando por ser físico — conta.

Poucos dias após retornar dos Estados Unidos, em 2006, ele realizou o concurso para professor da UENF, cargo que assumiu em 1º de março de 2007. Dezesseis anos após assumir o cargo de professor da UENF, Juraci recebeu o convite para atuar como pró-reitor da UENF com muita satisfação.

— Agradeço a confiança depositada em mim. Este é um cargo essencial dentro da Universidade. Porque a graduação representa o início de tudo e é a razão pela qual a universidade existe. A partir da graduação desdobram-se a extensão, a pesquisa, a pós-graduação e muito mais — afirma.

Segundo Juraci, este é um momento crucial não só para a UENF como para todas as universidades. Desde a pandemia, o número de estudantes ingressantes vem caindo em grande parte delas.

— Vemos a cada dia a necessidade de a Universidade se reinventar. Este é um momento emblemático porque o mundo mudou bastante, as profissões já não são mais as mesmas e a gente tem que repensar a instituição como ela é hoje — diz.

Um dos principais desafios à frente da PROGRAD, na sua opinião, será criar estratégias que não só atraiam mais alunos quanto tornem a permanência dentro da Universidade mais interessante. Uma de suas propostas, a ser levada aos colegiados da UENF, envolve a flexibilização do currículo, possibilitando que os alunos de graduação tenham a liberdade de cursar ênfases de outros centros e até mesmo participar de atividades em laboratórios diversos.

— O mercado de trabalho atual requer profissionais mais dinâmicos. A especialização é relevante, porém é igualmente crucial que os profissionais tenham um entendimento mais abrangente de sua área, para se adequar melhor às necessidades do mundo moderno — explica.

Ele destaca ainda, dentre suas prioridades à frente da PROGRAD, a necessidade de melhoria do sistema acadêmico, a curricularização da extensão, a capacitação dos professores para a inclusão de alunos neurodivergentes, o fortalecimento dos cursos do Cederj, a implantação da avaliação institucional e a atualização das normas da graduação. Ele ressalta ainda a necessidade de contratação de mais professores e apoio técnico administrativo para que novos cursos sejam implementados.