Professora Marina Satika Suzuki eleita diretora do CBB/UENF

Com 93% dos votos válidos, a professora Marina Satika Suzuki foi eleita a nova Diretora do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) para a gestão 2024-2027.

Marina ingressou na UENF em 1993 como estudante de doutorado e se tornou a primeira doutora do Programa de Biociências e Biotecnologia do CBB. A trajetória acadêmica da nova diretora do CBB inclui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1987), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e doutorado em Biociências e Biotecnologia pela UENF (1997).

A professora tem muitas realizações acadêmicas, com a reconhecida pesquisa na área de Limnologia Geral e Ecologia de Lagoas Costeiras, abrangendo tópicos como hidroquímica, atividade biológica, estrutura de comunidades fitoplanctônicas e de macrófitas aquáticas, geoquímica do sedimento e outros campos relacionados.

A nova diretora do CBB também já atuou na área administrativa da UENF, como pró-reitora de Graduação, chefe do Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) e coordenadora de Cursos de Graduação e Pós-Graduação do CBB-UENF.