Raul e Rosana vencem eleição na UENF

Campos dos Goytacazes (RJ), quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Raul e Rosana vencem eleição na UENF

Raul Ernesto Lopez Palacio

Com 51,25% dos votos, a chapa 10, formada pelos professores Raul Ernesto Lopez Palacio e Rosana Rodrigues, foi eleita nesta terça-feira, 17/09/19, para comandar a Reitoria da UENF pelos próximos quatro anos. Um total de 2.017 pessoas participaram da eleição, entre professores, técnico-administrativos e alunos da Universidade, nos campi de Macaé e Campos dos Goytacazes.  A eleição nos 11 polos do Cederj foi realizada no último sábado, 14/09/19.

A chapa 11, formada pelos professores Carlos Eduardo de Rezende e Juraci Aparecido Sampaio, ficou em segundo lugar, com 48,04% dos votos. Foram contabilizados 10 votos em branco e 24 votos nulos.

No 1º turno da eleição, realizado em 31/08 e 03/09,  a chapa 10 ficou em 1º lugar, com 41,70% dos votos,  e as chapas 11 e 12 (esta formada por Enrique Medina-Acosta e Rodrigo Tavares) empataram na segunda colocação, com 28,52% dos votos cada uma. A Comissão Eleitoral utilizou os critérios de desempate previstos no Regimento Interno da UENF para estabelecer qual chapa deveria disputar o 2º turno junto com a chapa 10.

Logo após receber o resultado da eleição, o professor Raul agradeceu à comunidade universitária pela confiança depositada na chapa 10. “Agora a gente tem que se unir para levar a UENF à frente e fazer com que ela esteja cada vez mais ligada à sociedade de Campos, região e do estado do Rio de Janeiro. Vamos juntos levar a Universidade ao patamar que ela realmente merece”, disse.

Professor associado da UENF desde 2003, Raul Ernesto López Palacio ocupou o cargo de chefe de Gabinete da atual Reitoria até junho deste ano, quando se inscreveu como candidato. Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele atua no Laboratório de Materiais Avançados (LAMAV) do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT). Possui Graduação em Química pela Universidad de La Habana e mestrado em Engenharia Mecânica pela Unicamp.

Nascido em Cuba, Raul foi coordenador do curso de Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais no período de 2007 a 2012. Representou o CCT na Comissão Interna de bolsas de Iniciação Científica da UENF (PIBIC) de 2006 a 2013. Atuou ainda como representante da Graduação no Conselho de Centro do CCT de 2008 a 2010 e foi membro do Colegiado Acadêmico da UENF de 2012 a 2015.

É coordenador do Programa de Extensão “UENF Portas Abertas”, que inclui três projetos: “Conhecendo a UENF”; “UENF Digital”, e “UENF Rede Social”. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em biomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: biomateriais, materiais compostos, polímeros, caracterização e avaliação mecânica.

Rosana Rodrigues

Rosana Rodrigues é professora associada da UENF desde 1999 e ocupou o cargo de pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF da atual gestão até junho deste ano. Engenheira agrônoma pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rosana é mestre em Fitotecnia também pela UFRRJ e doutora em Produção Vegetal pela UENF. De 2003 a 2004, fez pós-doutorado em Biologia Molecular na University of Florida.  Atualmente, Rosana é vice-líder de grupo de pesquisa do CNPq na área de Recursos Genéticos Vegetais. Atua ainda como Cientista do Nosso Estado pela Faperj e bolsista de produtividade nível 1 B do CNPq.

Rosana foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF (Nota 6 – Capes) de 2013-2015.  Atuou como assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF e Coordenadora do PIBIC/CNPq/UENF nos períodos de 2002 a 2003 e 2005 a 2007. Foi membro da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Melhoramento de Plantas (SBMP) de agosto de 2009 a agosto de 2011. Atualmente é membro do Conselho Superior da Faperj. Atua principalmente nas áreas de Melhoramento de Plantas, Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura, Resistência de Plantas a Doenças e Interação Planta-Patógeno.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)

Gerência de Comunicação (ASCOM)
Av. Alberto Lamego, 2.000 – Parque Califórnia – Campos (RJ)
Telefones: Ascom: (22) 2739-7815 / 2739-7813