Rosana Rodrigues e Fábio Olivares são eleitos reitora e vice-reitor da UENF

A professora Rosana Rodrigues e o professor Fábio Lopes Olivares foram eleitos nesta terça-feira, 19/09/23, reitora e vice-reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) para o período de 2024 a 2027. A homologação do resultado ocorre no dia 11/10, em cerimônia do Conselho Universitário (Consuni).

A Chapa 10 obteve 51,4% dos votos, enquanto a Chapa 30 (formada pelos professores Carlos Eduardo de Rezende e Daniela Barros) ficou com 48,51%. Entre os docentes, a Chapa 10 obteve 118 votos e a chapa 30, 162. Foram 1.303 votos para a Chapa 10 entre os estudantes e 706 para a Chapa 30. Já entre os técnicos, a Chapa 10 obteve 327 votos, enquanto a Chapa 30 totalizou 74.

Vice-reitora da UENF na gestão atual, Rosana Rodrigues estava licenciada desde julho para concorrer às eleições. Ela é graduada em Engenharia Agronômica e mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), além de doutora em Produção Vegetal pela UENF e pós-doutora em Biologia Molecular pela University of Florida.

Nascida no Rio de Janeiro, Rosana Rodrigues está na UENF desde a sua fundação, em 1993, quando iniciou o doutorado. Atualmente, é professora associada do Laboratório de Melhoramento Genético Vegetal do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF.

Em sua trajetória na UENF, atuou como assessora da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e coordenadora do PIBIC/CNPq/UENF nos períodos de 2002 a 2003 e 2005 a 2007, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas da UENF (Nota 6 – Capes) de 2013-2015, foi pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UENF de janeiro de 2016 a junho de 2019, além de vice-reitora da UENF de 2020 a 2023 (julho).

Atualmente, Rosana integra o Conselho Superior da Faperj e o Comitê de Assessoramento da Agronomia no CNPq. Atua principalmente nas áreas de Melhoramento de Plantas, Recursos Fitogenéticos para Alimentação e Agricultura, Resistência de Plantas a Doenças e Interação Planta-Patógeno.

O professor Fábio Lopes Olivares possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutorado em Agronomia (Ciências do Solo com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com período de estágio no German Research Center for Environmental Health (Munique-Alemanha).

Professor associado do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT) — o qual chefiou de 2012 a 2015 — , Fábio Olivares colaborou na fundação do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal, do qual é o coordenador.

Sua carreira científica está centrada no entendimento das interações benéficas entre bactérias e plantas. Ele foi o pioneiro na descrição do processo de infecção e colonização de gramíneas por bactérias diazotróficas endofíticas e tem-se dedicado à prospecção e ecologia de microrganismos benéficos. Em 2009, colaborou na fundação do Núcleo de Desenvolvimento de Insumos Biológicos para Agricultura (NUDIBA/UENF).