Projeto Caminhos de Barro inaugura vitrine de exposição

A vitrine será inaugurada nesta terça-feira, às 10h, no prédio E1 – Reitoria

Idealizado nos anos 2000 a partir de um diagnóstico da indústria da cerâmica em Campos, tendo como base o distrito de São Sebastião, o projeto Caminhos de Barro criou um ambiente para a formação artística, cultural e técnica da comunidade local, visando à construção de um espaço educativo que possibilitasse uma nova perspectiva de trabalho e geração de renda, atingindo principalmente jovens e mulheres.

A vitrine, localizada no saguão do prédio E1, onde fica localizada a Reitoria da UENF, será inaugurada nesta terça feira, 30/05, às 10h, e vai possibilitar um novo espaço de exposição em um local de grande circulação de estudantes e visitantes. A iluminação adequada permitirá que as peças tenham uma visualização completa no que diz respeito às suas cores e formas. Para Idamara Rizzo, diretora do projeto, a vitrine é mais uma conquista do Caminhos de Barro.

— A vitrine representa mais um marco na história do projeto porque vai dar mais visibilidade às peças produzidas e também possibilitar à comunidade acadêmica conhecer o trabalho feito pelo Caminhos de Barro — afirmou.

O projeto está estruturado com uma “Escola Sede” (núcleo) que funciona na UENF e é parceiro de instituições de ensino e assistenciais denominadas de satélites, onde atuam artesãos disseminadores da arte cerâmica. Coordenado pelo professor Jonas Alexandre, o projeto, que tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão da UENF, possibilita a formação de uma equipe multidisciplinar composta por voluntários, artesãos, técnicos e bolsistas de Extensão da modalidade Universidade Aberta.