
Ao participar da abertura da 18ª Semana do Produtor Rural (SEPRODUR), a reitora da UENF, Rosana Rodrigues, defendeu a necessidade de fortalecimento dos pequenos produtores rurais, ressaltando que o desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense requer necessariamente um forte investimento no desenvolvimento de tecnologias para a agropecuária. A reitora afirmou que 70% da produção agrícola na região é proveniente do trabalho de pequenos produtores rurais.
— Muito se diz que o Estado do Rio não produz alimentos e sabemos que não é bem assim. Em vários relatórios, os nossos números na agricultura familiar são subdimensionados ou muitas vezes inexistentes. Precisamos trabalhar para mostrar a presença do homem e da mulher no campo, a agricultura familiar, os pescadores, os quilombolas. E precisamos buscar investimento para os agricultores, que são os responsáveis pela produção daquilo que comemos — disse.
Lembrando que a UENF tem como compromisso primordial o desenvolvimento regional, Rosana observou que, para tanto, é imprescindível o investimento em tecnologias voltadas para a melhoria da agropecuária.
Em seu discurso, a reitora também informou que a UENF vem trabalhando neste momento, junto à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, para levar para a Universidade a Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo.
— Trata-se de uma escola com quase 70 anos de existência, que pretendemos cuidar e planejar toda a gestão acadêmica, formando técnicos agrícolas que também atuarão no nosso mercado de trabalho — disse Rosana, destacando ainda o lançamento do Plano Safra, que ocorrerá nesta sexta-feira, 25/07/25, às 14h, na UENF, como parte da programação da 18ª Semana do Produtor Rural.
Além da reitora da UENF, fizeram parte da mesa de abertura a pró-reitora de extensão da UENF, Deborah Barroso; o diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da UENF (CCTA), Alexandre Pio Viana; o coordenador de Extensão do CCTA, Ricardo Garcia; o superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Victor Tinoco; o supervisor Regional Norte da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater/Rio), Luciano Carniello; e o diretor Técnico da Emater-Rio, Marconi Resende.
Marconi Resende disse que é uma grande satisfação fazer parte deste momento, como extensionista da Emater. Ele ressaltou a participação no evento de extensionistas da Emater que atuam em todo o Norte Fluminense.
— Parabéns à extensão da UENF por perceber a importância da extensão rural, principalmente, na vida do agricultor familiar. Isso é muito importante. E também aos nossos colegas do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino do Estado do Rio de Janeiro (FRIPERJ) que estão aqui. Parabéns e obrigado pela presença. Estaremos presentes durante esta semana dando cursos nas áreas de cidadania, fruticultura, saúde, enfim, vários temas — afirmou, citando a presença da instituição também na próxima sexta-feira, durante o lançamento do Plano Safra.
Durante toda a semana, o evento também contará com a presença de representantes da Superintendência do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), como do superintendente Victor Tinoco. Em sua fala, ele disse que este é um momento histórico, que está sendo construído em parceria com o que há de mais rico na universidade: o seu corpo docente e discente, além da comunidade de agricultores familiares.
— É muito importante estar aqui, representando o MDA, para construir um processo de desenvolvimento e integração do interior do estado do Rio de Janeiro, levando as políticas públicas do Governo Federal, especificamente do governo do presidente Lula, como compromisso não só de combate à fome mas de desenvolvimento da agricultura familiar. Na sexta-feira, estaremos fazendo um processo histórico nessa parceria que é o lançamento do plano Safra — disse.
Tinoco ainda ressaltou a vontade de estabelecer mais uma tradição em conjunto com a UENF.
— Espero que a gente torne isso uma tradição. Que na 19ª tenhamos outros e outros Planos Safras. Que não se torne uma política que governo, mas se torne uma tradição do estado do Rio de Janeiro lançar o plano safra na UENF, em campos, durante a Semana do Produtor Rural — pontuou.
O Plano Safra é uma ferramenta para aumentar o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, trazendo novas linhas de crédito, incentivos e oportunidades para produtores rurais fluminenses. A iniciativa busca fortalecer práticas agroecológicas, incentivar a produção de alimentos saudáveis e garantir maior segurança alimentar para as populações do interior e da cidade.
Organizada pela Coordenação de Extensão do CCTA/UENF, a 18ª Semana do Produtor Rural oferece 62 cursos de atualização, treinamento e qualificação profissional voltados para as realidades do campo.
(Jornalistas: Thábata Ferreira e Fúlvia D’Alessandri – Fotos: Clara Freitas e Cassiane Falcão – ASCOM / UENF)


