Reitora da UENF participa no LNCC de evento em defesa da instalação do novo supercomputador em Petrópolis

A convite do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Anderson Luís de Moraes, a reitora da UENF, Rosana Rodrigues, participou na última terça-feira, 30/09/25, em Petrópolis, do encontro “LNCC: Conectando Ciência, Tecnologia e Sociedade na Região Serrana”.

O evento, promovido pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI), reuniu representantes de instituições públicas, privadas, acadêmicas e da sociedade civil em defesa da instalação do novo Supercomputador do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA) no campus do LNCC.

— O LNCC já possui o supercomputador Santos Dumont desde 2015. Ele trouxe uma série de benefícios para a Região Serrana e o Estado do Rio, principalmente porque descentralizou a questão da colocação de grandes equipamentos na capital do Rio de Janeiro. É muito importante que a gente tenha o interior do Estado contemplado com equipamentos de grande relevância para a pesquisa do país — disse Rosana.

Segundo a reitora, o novo supercomputador, que está sendo adquirido pelo governo brasileiro, vai ampliar a capacidade de gerenciamento de dados, com impactos em várias áreas do conhecimento, como saúde, biotecnologia, engenharia, entre outras.

— O supercomputador disponibiliza dados  e trabalha em parceria com diversas instituições no Brasil, inclusive com a UENF — afirmou Rosana.

A programação incluiu um ato simbólico em frente ao supercomputador Santos Dumont e a assinatura do “Manifesto em Defesa da Instalação do Novo Supercomputador do PBIA em Petrópolis”.

NOTÍCIAS

EDITAIS