Restaurante Universitário oferece cerca de duas mil refeições por dia

Há quase 10 anos, o Restaurante Universitário da UENF (RU) garante a segurança alimentar para os seus usuários, dos quais se destacam os estudantes de graduação e de pós-graduação da UENF. Com uma estrutura física de primeiro mundo e total setorização no preparo dos alimentos, o RU tem servido até duas mil refeições por dia. Atualmente, a empresa HCM é a responsável pela prestação do serviço, que é vistoriado pela Comissão de Fiscalização composta por servidores da UENF. A divulgação do cardápio é feita pelo Instagram @uenf_oficial, onde pais e responsáveis podem acompanhar à distância a alimentação dos filhos, e também por quatros grupos de WhatsApp, por onde os alunos podem também opinar e tirar dúvidas. 

Desde abril deste ano, filhos de estudantes de graduação da UENF, bolsistas de extensão e pessoas atendidas pelo projeto de extensão podem comer pagando apenas R$3,00, assim como os estudantes de graduação. Já os alunos de graduação cotistas têm uma refeição totalmente subsidiada. Pagam 3,00 na segunda refeição, isto é, no jantar. Mas, se por acaso não almoçarem, o jantar será totalmente subsidiado. Os estudantes de pós-graduação pagam 4,00 por refeição. Demais pessoas, servidores, terceirizados, estudantes pós-doutorado e visitantes pagam 15,00. 

De acordo com a presidente da Comissão de Fiscalização do RU, professora Karla Silva, a segurança alimentar é uma prioridade na UENF. A professora salienta que a boa alimentação é a base da saúde e a UENF, com o bom funcionamento do RU, vem contribuindo para a prevenção de doenças entre os estudantes e também para que tenham melhor desempenho nos estudos. Além disso, as refeições servidas no restaurante universitário oferecem segurança microbiológica, ou seja, são preparadas dentro das normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).  

— Há um setor específico para preparar cada grupo de alimentos: um setor para o manuseio das carnes, outro para o preparo de sucos e sobremesas, outro para as hortaliças e saladas, outro para a catação de cereais e leguminosas, um setor de cocção dos alimentos, além das câmaras frias (uma câmara para congelamento de alimentos, uma para descongelamento e uma para frutas e hortaliças). O setor de preparo das carnes é climatizado, o que evita o crescimento de microrganismos indesejáveis. As hortaliças são bem lavadas e higienizadas com hipoclorito de sódio — explica professora Karla.  

Outro ponto importante, segundo a fiscal, é o cardápio, que é periodicamente revisto para atender às preferências dos estudantes e, ao mesmo tempo, oferecer uma dieta diversificada e nutritiva. A empresa precisa cumprir o contrato para fazer o cardápio. São oferecidos três tipos de saladas todos os dias. No caso do prato proteico, o contrato prevê três tipos de proteínas. O cardápio inclui diariamente uma opção de carne de frango. A segunda opção pode ser carne de porco ou carne bovina ou peixe. Já a terceira opção é vegetariana. 

Karla lembra ainda que o RU da UENF também oferece opção de arroz integral, o que é raro em restaurante universitário.

— Na sobremesa, sempre há oferta de frutas. O suco é realmente de boa qualidade, preparado com polpa pasteurizada, ou seja, sem corantes e conservantes prejudiciais à saúde do estudante. A mesa de temperos contém alguns itens acessórios, como sementes de gergelim e de linhaça, aveia, molho de pimenta e azeite — conta.  

A professora afirma que a revisão do cardápio atende principalmente às opiniões dos alunos, que dão sugestões pelo formulário Google Forms, distribuído nos grupos de WhatsApp. Outra questão é que todos os meses a Comissão de Fiscalização do RU preenche um questionário com quesitos que vão desde os tipos de matérias-primas utilizadas, passando pelo número de funcionários até a comida servida. Tudo isso é pontuado. Se a nota for abaixo de 8,1, a empresa contratada não recebe integralmente as refeições oferecidas. 

A estrutura do RU – A equipe é composta por 35 funcionários, todos de Campos dos Goytacazes. São copeiros, auxiliares de serviços gerais, nutricionistas, cozinheiros, auxiliares de cozinha, magarefes (responsáveis pelas carnes) e estoquistas.  

A nutricionista responsável pelo restaurante no jantar, Emelly Rangel, lembra que o cardápio é tabelado, com os valores nutricionais baseados em uma dieta de 1.800 calorias.

— É excelente para quem quer seguir uma dieta e um plano alimentar. Inclusive sucos e sobremesas também são elaborados de acordo com o cardápio do dia. Oferecemos, inclusive, sucos sem açúcar — ressalta.  

Ainda segundo a nutricionista responsável, a limpeza é feita rigorosamente.

— Para combater insetos e roedores, o restaurante passa por dedetização periodicamente e temos telas em todos os ralos. Também não deixamos o alimento preparado exposto durante a noite. Há um setor para o acondicionamento do lixo, inclusive contendo uma câmara fria para os lixos molhados, cuja porta é semelhante à porta de geladeira, e o trajeto do lixo não passa pela ala dos setores de alimentos — finaliza.  

Depoimentos   

Bióloga formada em Licenciatura em Ciências Biológicas, com mestrado e doutorado pela UENF, Sônia Guimarães já comeu muitas vezes no restaurante da UENF e em outros bandejões de universidades públicas.  

— Acho os funcionários muito educados e simpáticos. Quanto à comida, se comparada aos outros bandejões, o RU da UENF é um restaurante cinco estrelas. Acho uma maravilha ter alimentação balanceada por um valor tão baixo. Não gosto do feijão, por isso não coloco no prato. Aí a comida fica maravilhosa. Uma questão importante é consertar os aparelhos de ar condicionado — sugere Sônia.  

Segundo Karla, já estão sendo tomadas providências para consertar os aparelhos de ar condicionado que estão com defeito. Ela disse ainda que serão comprados pelo menos três novos aparelhos para manter a climatização adequada no RU.

A bolsista de Apoio ao Ensino Rosilane Balthazar da Silva também almoça no RU da UENF e paga R$3.

— Com um preço acessível, o RU permite que a comunidade acadêmica possa se alimentar de forma adequada, servindo alimentação saudável com um cardápio variado e nutricionalmente equilibrado. Os funcionários são receptivos e estão sempre dispostos a garantir um bom atendimento. Percebo também que o RU possui boas práticas de limpeza do espaço, dos equipamentos e utensílios.  Contudo, carece de uma climatização mais apropriada para o bem-estar do grande número de pessoas atendidas diariamente — pontuou Rosilane.  

NOTÍCIAS

EDITAIS