Semana de aniversário teve Feira de Ciências da UENF

• Categoria do post:Notícias

Foi realizada durante a manhã da última terça-feira, 13/08/24, no foyer do Centro de Convenções Oscar Niemeyer, a Feira de Ciência da UENF, como parte da programação de aniversário da Universidade. A Feira, que já faz parte do calendário da Universidade, tem por objetivo promover uma maior aproximação entre os pesquisadores da UENF e a comunidade através da divulgação científica. Foram apresentados 36 projetos de pesquisa e extensão, nas mais variadas áreas. Cerca de 400 estudantes de diversas escolas visitaram os estandes e puderam conhecer de perto um pouco mais sobre os projetos desenvolvidos pela Universidade.

A coordenadora da Feira de Ciências, professora Ana Maria Viana, levou o projeto “Safari das Formigas”, voltado para educação científica e  ambiental. Segundo a professora, durante a Feira de Ciências foram divulgadas informações acerca do controle das formigas cortadeiras, sua biologia e organização.

— Informamos, por exemplo, como elas plantam e cuidam do fungo do qual elas se alimentam e que elas não comem as folhas que servem de substrato para o fungo. A gente explica todo esse funcionamento, a distribuição de tarefas dentro da sociedade, o papel da rainha e de cada uma das operárias — explica.

Segundo a professora, esse ano será iniciado também um trabalho de divulgação da formigata robusta, uma espécie de formiga cortadeira endêmica das áreas de Restinga do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Por estarem situadas em um ambiente vulnerável, estas formigas estão em risco de extinção. Serão realizadas trilhas nas áreas do Pelag e Reserva Caruara, onde serão mostrados outros insetos e plantas com as quais elas interagem, bem como divulgadas informações sobre a importância de conservação da Restinga, justamente para que esta formiga não se torne uma praga.

Outro projeto apresentado foi o “Trilha das Abelhas”, coordenado pela professora Maria Cristina Gaglianone, do Laboratório de Ciências Ambientais do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF (LCA/CBB). O projeto, que já tem 24 anos, tem por objetivo divulgar a ciência em relação ao tema e promover a capacitação da comunidade para ações de conservação.

— As abelhas são muito importantes para nossa vida, porque são os principais polinizadores e grande parte dos alimentos dependem delas para a polinização, formação de frutos e sementes. Da mesma forma, são essenciais nas florestas e em outros ambientes naturais, pois as plantas precisam delas para sua reprodução — afirma.

A professora Solange Silva Samarão, do Laboratório de Sanidade Animal do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da UENF (LSA/CCTA), levou o projeto  “Plantas Tóxicas Ornamentais”, que tem como objetivo levar conhecimento à população que possibilite a identificação das principais plantas ornamentais tóxicas que podem causar intoxicação em adultos, crianças e animais domésticos de companhia.

Também apresentado na Feira de Ciências, o projeto “Árvores da UENF” foi iniciado em 2019 e, desde então, disponibiliza informações sobre as diversas espécies arbóreas existentes nos campi da UENF, em Campos dos Goytacazes e Macaé. As informações do projeto — coordenado pela professora Deborah Barroso, do Laboratório de Fiotetecnia do CCTA (LFIT) — podem ser acessadas online (AQUI).

Durante a Feira, foram apresentados ainda os seguintes projetos:

Educando para Preservar; Safari de Formigas; Internacionalização da UENF: prospecção de oportunidades, comunicação e conscientização; Comunicação Científica: O uso de mídias sociais na divulgação da Agenda 2030 e das ações de restauração da Floresta Atlântica pela UENF; Museu Itinerante de Entomologia e Arte; Mastocafé: Divulgando o conhecimento e promovendo a conservação de mamíferos em redes sociais de amplo; Lente Ecológica; Biotecnologia no Cotidiano; Conhecendo a Produção Vegetal; Revista de Divulgação Científica Conhecendo a Ciência; Entomologia nas Escolas; Praia com Vida; Conservação de alimentos: aprimoramento de dispositivo para controlar o amadurecimento de frutos e hortaliças e evitar o desperdício de alimentos com menor impacto no meio ambiente; Ecologia e evolução de morcegos; Coleção Herpetológica do Norte Fluminense para Ensino, Pesquisa e Extensão; A-CEA Ambiental-compostagem e especies arbóreas; O Herbário UENF como Espaço Não Formal Para o Ensino da Biodiversidade da Flora do Norte/ Noroeste Fluminense; Coleções Biológicas Herbário UENF; Agregando valor ao bagaço de cana de açúcar; Leite que bebemos; Do plástico ao microplástico; Trilha das abelhas; Coleções de abelhas da UENF; Ciência pra gente; Trilha do Mangue Fundo: educação ambiental em restinga; Xiloteca UENF – Desvendando o incrível mundo da madeira; Saúde Única: as anfixenoses e suas implicações na qualidade de vida de assentados rurais e escolares no Norte e Noroeste Fluminense; Saúde única: Zoonoses e suas implicações na qualidade de vida de assentados rurais no Norte Noroeste Fluminense; O rio Paraíba do Sul é nosso: integrando monitoramento e educação ambiental; Física interativa do cotidiano; Levantamento do perfil e das redes informais dos usuários dos dispositivos de saúde mental em Campos dos Goytacazes; Ciência na Escola: Estreitando laços entre a universidade e a Educação Básica a partir da divulgação científica; e Orquídeas da UENF.