Sessão Solene do CONSUNI pelos 29 anos da UENF

A Mesa teve a presença do reitor e da vice-reitora (ao centro) e dos diretores de Centro

“A crise da educação no Brasil não é uma crise; é projeto”. A frase de Darcy Ribeiro, idealizador da UENF, foi lembrada na tarde de ontem, 16/08/22, durante a Sessão Solene do Conselho Universitário em comemoração aos 29 anos da UENF, pela vice-reitora Rosana Rodrigues. Ela destacou a importância do ingresso da UENF na UNAI (Iniciativa Impacto Acadêmico das Nações Unidas), justamente num “momento difícil pelo qual passam as universidades brasileiras”.

“No início, a UENF era um sonho de toda a comunidade, que encontrou solo fértil em três notáveis brasileiros: Leonel Brizola, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer. Juntos, eles conseguiram motivar um conjunto de pesquisadores que encontraram os meios de implantar uma universidade inovadora. Vinte e nove anos depois, estamos aqui hoje celebrando a UENF que, a despeito de todos os obstáculos, segue atuando com excelência no ensino, pesquisa e extensão”, afirmou.

Relembrando o desafio que foi retornar às atividades presenciais, o reitor Raul Palacio ressaltou o resultado da avaliação discente do 1º semestre de 2022, na qual os alunos demonstraram muita vontade de continuar na Universidade. “No formulário pedimos que o estudante colocasse uma palavra para definir o semestre. Tivemos palavras como ‘exaustivo, difícil, satisfatório, readaptação’. Mas ninguém colocou ‘quero ir embora’ ou ‘não quero ficar’. Esses são os estudantes que temos e minha função aqui é fazer com que todos se sintam bem”, disse, lembrando que a avaliação foi fundamental para que os alunos colocassem suas necessidades e o que pensam da Universidade.

O reitor agradeceu às Pró-Reitorias pelo empenho, ressaltando o esforço da PROGRAD na melhora da Graduação. Na ProPPG, citou o aporte de quase R$ 20 milhões para novos equipamentos e manutenção de equipamentos já existentes, bem como o aumento das bolsas de estudantes. Na PROEX, frisou o forte compromisso de interação com a comunidade, destacando os projetos Paraesporte, Terceira Idade e Conhecendo a UENF, entre outros. Citou ainda a nova pró-reitoria, PROAC, que recentemente publicou o edital de empréstimo de bicicletas e que em breve estará publicando o primeiro edital de auxílio-moradia, no qual serão oferecidas 500 bolsas de R$ 400.

O diretor do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), Vanildo Silveira, disse que a UENF foi criada para desenvolver a região e está cumprindo o seu papel. ‘É visível a mudança do próprio entorno da Universidade. Isso mostra os benefícios diretos e indiretos da UENF na região”, disse. Ele entregou homenagens aos servidores do CBB Kátia Valevski Sales Fernandes (professora) e Beatriz Ferreira Ribeiro (técnica).

O diretor do Centro de Ciências do Homem (CCH), Rodrigo Caetano, ressaltou o “espírito de companheirismo” da UENF. “A Universidade é um ambiente polêmico, mas democrático. Temos conseguido superar muitas dificuldades com este espírito que circula nos nossos servidores. Isso nos alimenta e nos faz enfrentar o que vem pela frente. A UENF é para várias gerações. Estamos deixando aqui nossa contribuição”, disse. Em seguida, foi feita homenagem à técnica do CCH Marta Celeste Leandro Sales de Freitas.

Coral da UENF

O diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT), Oscar Alfredo Paz La Torre, agradeceu a toda a equipe que trabalha na Direção do Centro. Ele disse que o mundo mudou e a UENF também precisa avançar continuamente, defendendo a elaboração de um novo PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) para que a Universidade possa efetivamente contribuir para o desenvolvimento da comunidade regional.

No CCT, foram homenageados os servidores Marcelo Silva Sthel (professor) e Luiz Antônio Miranda Meirelles (técnico). Também foram prestadas homenagens aos servidores do Centro que tiveram aposentadoria compulsória: os professores Geraldo Galdino de Paula Júnior e Edson Correa da Silva, e o técnico Antonio Luiz Ayres.

O diretor do Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA), Manuel Vazquez Vidal Júnior, destacou o fato de a UENF estar sempre “bem hankeada“, sendo sempre um desafio manter estes bons índices ano a ano. Disse que o Centro está enviando para a Capes mais duas propostas de novos cursos de Graduação. “Quem sabe no aniversário de 30 anos da UENF possamos estar aqui também comemorando a abertura do curso de Engenharia de Alimentos, já aprovado pelo CONSUNI?”, disse. Pelo CCTA, foram homenageados os servidores Dálcio Ricardo de Andrade (professor) e Marcelo Ferreira Rebel (técnico).

Durante a cerimônia, a Reitoria prestou homenagem também aos servidores Ivisson Pinheiro (PROEX), Marcelo Viana Pacheco (Prefeitura) e à professora Ana Bárbara Freitas Rodrigues Godinho (CCTA). Também foi homenageado o Projeto Paraesporte, desenvolvido na UENF, pela oportunidade de inclusão social de centenas de jovens. A Reitoria ainda homenageou os servidores que se aposentaram ao longo do último ano: Arno Vogel, Vera Lúcia Deps, Ronaldo Lerner, Martha Lima de Oliveira, Mário César Rangel da Silva, José Higino Gomes de Souza, Milton Pereira Soares Junior, Eulogio Carlos Queiroz de Carvalho e Edson Correa da Silva.

A cerimônia foi encerrada com uma apresentação do Coral da UENF. Na abertura da Sessão Solene, foi apresentado um vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação da UENF.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo