
Há exatos 32 anos, a primeira atividade acadêmica realizada no pátio do P1 (Prédio 1) marcou o nascimento da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), fruto da visão ousada de seus criadores: o educador Darcy Ribeiro, o governador Leonel Brizola e o arquiteto Oscar Niemeyer. Inovadores por natureza e unidos pelo compromisso de levar o ensino superior público, gratuito e de excelência para o interior do Estado do Rio de Janeiro, eles deram forma a um projeto que se consolidou como um marco na história da educação brasileira.
Primeira universidade do país a ter 100% de seu quadro docente formado por doutores, apoiada por um corpo técnico especializado, a UENF tem na pesquisa científica uma de suas principais missões. Com mais de 10 mil mestres e doutores formados, consolidou-se como uma instituição identificada com a ciência e com a formação de cientistas — imprescindíveis para o crescimento do país e a soberania nacional.
A UENF também é reconhecida pela formação de profissionais altamente qualificados, aptos a atuar em diversos segmentos. Tornou-se um espaço de oportunidades para jovens e adultos, especialmente das regiões Norte e Noroeste Fluminense, afirmando-se como um marco em termos de inclusão social e desenvolvimento regional.
Mais do que formar profissionais, a UENF forma cidadãos comprometidos com sua comunidade, com a cultura, com a ciência e com a transformação social. Aqui, o ensino de qualidade abre caminhos para o futuro; o conhecimento gerado se converte em desenvolvimento; e as pesquisas se traduzem em soluções para os desafios locais e globais.
Celebrar 32 anos da UENF é reafirmar o papel de uma instituição que mantém compromisso inabalável com a defesa da educação pública, da ciência e da ética nas relações sociais.
Darcy Ribeiro acreditava que o Brasil precisava de universidades inovadoras, comprometidas com a ciência, a cultura e o desenvolvimento social. Hoje, esse sonho se materializa em cada sala de aula, laboratório e projeto desenvolvido pela UENF.
Ao longo dessa trajetória, muitas pessoas contribuíram para fortalecer a missão de transformar sonhos em realidade, ajudando a universidade a superar obstáculos e desafios. Este é também um dia de agradecer a cada pessoa que deixou — e continua deixando — seu legado na construção da UENF, patrimônio do povo fluminense e referência acadêmica que orgulha o Brasil.
Que continuemos a honrar nossa história, ampliar nossos horizontes e realizar sonhos que transformam o futuro.
Salve Darcy, Brizola e Niemeyer! Parabéns, UENF, por 32 anos de história e compromisso com o futuro!