UENF abre as portas para o Paraesporte

O Paraesporte, maior projeto de esportivo do Brasil, voltado para pessoa com deficiências, está de casa nova, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF, sediará às atividades esportivas do projeto a partir do mês de julho. O anuncio da nova sede do projeto e da retomada das atividades, foi feito na manhã desta terça-feira, 29/06, na quadra poliesportiva da universidade. A cerimônia teve a presença do reitor da UENF, Raul Palacio e do Embaixador da Olimpíadas Especiais e fundador do projeto, Rafael Thuin.

O projeto, que teve inicio em 2013, em Rio das Ostras, passou a ser realizado em Campos em 2017, oferecendo modalidades esportivas como natação, futebol, bocha, vôlei, basquete, dança, iniciação desportiva, dentre outras. Com mais de mil participantes, o projeto já se consolidou com uma importante atividade de inclusão e integração social.

Para o reitor da UENF, Raul Palacio, a realização do projeto Paraesporte na universidade reitera o compromisso da UENF com a sociedade. “Nós temos que agradecer à oportunidade de receber as pessoas, esse convívio será fundamental para a humanização e no processo de formação de nossos alunos. A ação da universidade está além do ensino, da pesquisa e da extensão, esse é um dia histórico para a UENF”.

O fundador do projeto, Rafael Thuin, ressaltou a importância da parceria com a UENF e a área disponível para o desenvolvimento das atividades: “Estamos em um espaço amplo e arborizado, em condições de atender as pessoas com deficiência e seus familiares, permitindo a inclusão social. Nós estamos dando às crianças a esperança de poder realizar suas atividades físicas e participar de competições locais, regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. É importante ressaltar que nesse momento estamos respeitando todos os protocolos de saúde e protegendo nossos alunos”, disse Thuin.

O inicio das matrículas está marcado para a próxima quarta-feira, dia 7 de julho, com as inscrições sendo realizadas na quadra da UENF, das 9h às 16h. A coordenação das atividades ficará a cargo do professor de Educação Física, Fábio Coboski, que tem grande experiência nas atividades com pessoas portadoras de deficiências.

Para fazer a matrícula é necessário cópia do documento de identidade do aluno e do responsável, comprovante de residência, laudo médico e uma foto. A previsão da equipe é de que as atividades se iniciem a partir do dia 15/07, uma vez que todos os professores e alunos já estão vacinados contra a Covid-19.