Paraesporte com inscrições abertas na UENF

O projeto Paraesporte abriu as inscrições nesta quarta-feira, 07/07/21, na quadra da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). As vagas são para turmas de natação, iniciação desportiva e futsal. As aulas serão iniciadas no dia 21 de julho nas dependências da universidade, obedecendo a todos os protocolos de segurança impostos pela Covid-19.

As inscrições ficarão abertas por tempo indeterminado e podem ser feitas toda quarta e sexta-feira, das 09h às 16h, na quadra da UENF. Para se inscrever, é necessário levar duas fotos 3×4, além de original e cópia do laudo médico, atestado médico, comprovante de residência e documentos pessoais, do aluno e do responsável.

Géssica Peçanha Reis esteve na universidade para matricular a filha Maya, de 9 anos. A menina é assistida pelo projeto há dois anos e está retornando. Segundo ela, a natação foi indispensável para o desenvolvimento da filha e, neste momento, a universidade pública cumpre um de seus papéis, acolhendo a comunidade.

Géssica Reis é mãe de Maya Reis, de 9 anos

“Eu sempre vi a universidade pública como um espaço muito útil, mas pouco utilizado. Aqui na UENF tem um local estruturado, cuidado. O que falta, muitas vezes, é chegar aqui, fazer essa parceria e pedir o uso do espaço. Essa iniciativa é de grande valia para a sociedade, principalmente para as minorias”, destacou.

Segundo Fábio Coboski, coordenador do projeto e educador físico, as modalidades devem ser ampliadas nos próximos meses.

“Estamos nos adaptando a essa nova realidade e, inicialmente, reduzimos um pouco as modalidades, mas futuramente nós pretendemos contemplar todas as que sejam olímpicas e que estejam dentro do quadro de atividades para pessoas com deficiência. Estamos também trabalhando para oferecer aulas de hidroginástica para as mães dos alunos”, completou.

Raphael Thuin, fundador do projeto e Embaixador da Olimpíadas Especiais, reforçou a importância da parceria com a universidade.

“A UENF está sendo uma grande parceira, além de oferecer um espaço espetacular, todo arborizado para atender a nossos alunos. Quando a gente abre um espaço desse, faz um projeto que melhora a qualidade de vida através do esporte, fazemos bem não só aos alunos, mas para as famílias e sociedade”, ponderou.

Para o reitor da UENF, Raul Palacio, receber o Paraesporte na universidade reitera o compromisso social da Universidade.

“Esse convívio será fundamental para a humanização e no processo de formação de nossos alunos. A ação da universidade está além do ensino, da pesquisa e da extensão. Receber o Paraesporte aqui é um marco para a UENF”, finalizou.

O projeto Paraesporte é gratuito, foi iniciado em Campos no ano de 2017 e recentemente foi acolhido pela UENF. Numa iniciativa pioneira, é o maior projeto público esportivo do país voltado para pessoas com deficiência.