UENF celebra conquista histórica com aprovação de três grandes projetos no Edital Fronteiras da Ciência da Faperj

Professores Afonso Rangel, Fábio Olivares e Maura da Cunha durante a cerimônia

Com três propostas aprovadas, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) se destacou no resultado final do Edital Faperj nº 13/2024 — Programa de Apoio às Fronteiras da Ciência e Inovação RJ – Infraestrutura Multiusuária em Equipamentos de Grande Porte – 2ª Edição. Os projetos aprovados totalizam aproximadamente R$ 11 milhões em investimentos e beneficiarão laboratórios de pesquisa vinculados a três Centros de pesquisa da Universidade: Biociências e Biotecnologia (CBB), Ciências e Tecnologias Agropecuárias (CCTA) e Ciência e Tecnologia (CCT).

O professor Fábio Lopes Olivares, vice-reitor da UENF, representou a instituição durante a solenidade de entrega dos termos de outorga do Edital foi realizada na última terça-feira, 22/07/25, no auditório do Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer, no Rio de Janeiro.

O edital, que tem como objetivo fortalecer a infraestrutura científica do Estado do Rio de Janeiro, contemplou 39 proeminentes pesquisadores e destinará um investimento total de R$ 94 milhões. Os recursos permitirão a aquisição de equipamentos de grande porte voltados ao uso multiusuário, promovendo avanços em áreas estratégicas da ciência, tecnologia e inovação.

Os projetos são os seguintes: “Avanços em Microscopia Confocal: Inovações Tecnológicas para Pesquisas em Micro-organismos, Plantas e Saúde humana” (coordenado pela professora Maura da Cunha), “Plataforma multiuso de fenotipagem de alta resolução: Inovações e aplicações na identificação de características agronômicas de interesse para o desenvolvimento de cultivares-elite para o estado do Rio de Janeiro” (professor Antônio Teixeira do Amaral Júnior) e “Consolidação da Infraestrutura Multiusuária de Caracterização Microestrutural para Aplicações em Materiais Alternativos e Sustentáveis” (professor Afonso Rangel Garcez de Azevedo).

— Essa conquista reafirma o papel estratégico da UENF no desenvolvimento científico e tecnológico do interior do estado, evidenciando a competência e consolidação de suas equipes de pesquisa. Os equipamentos adquiridos ampliarão a capacidade analítica e experimental da universidade, incentivando colaborações interinstitucionais e o compartilhamento de infraestrutura de ponta com a comunidade científica fluminense — disse Fábio Olivares.