UENF investe em equipamentos de última geração e plataforma multiusuária

O reitor Raul Palácio visitou laboratórios, acompanhado por diretores de centro e professores

Referência entre as maiores instituições de ensino do país, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) está investindo em novos equipamentos para modernizar seu parque tecnológico. Na última quinta-feira (25/11), o reitor e a vice-reitora da Universidade, Raul Palacio e Rosana Rodrigues entregaram quatro novos equipamentos para os laboratórios do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB).

O Laboratório de Ciências Ambientais (LCA) recebeu um ICP-MS; o Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT), um ultramicrotomo; o Laboratório de Química e Função de Proteínas e Peptídeos (LQFPP), um microcalorímetro; e o Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (LBCT), um secador ponto crítico. Todos os equipamentos serão multiusuários e a previsão é que outros três sejam entregues em breve no CBB.

O CBB é voltado para pesquisas nas áreas de biologia, saúde, biotecnologia e meio ambiente. No último ano, a diretoria do Centro listou os instrumentos necessários para desenvolver com melhor qualidade as suas pesquisas. Segundo o professor Vanildo Silveira, diretor do CBB, todos eles, de pequeno, médio e grande porte foram adquiridos.

“A chegada desses equipamentos vai promover o desenvolvimento da pós-graduação e da graduação, tanto na quantidade da realização de pesquisas, como na qualidade dos resultados gerados em equipamentos de última geração. Sem o aporte da reitoria da Universidade, nós levaríamos muito tempo para atualizar o nosso parque tecnológico. O CBB atendeu todos os seus laboratórios e todas as demandas que tinha listado”, completou.

De acordo com Rosana Rodrigues, a ação abre portas para novas parcerias, dentro e fora da Universidade.

“É sempre muito importante investir em equipamentos, porque são abertas novas possibilidades, não só para pesquisa dos nossos docentes e estudantes, mas para parcerias com outras instituições. Isso representa um ganho para a ciência e essa ação deve ser objeto de uma política institucional permanente, de longo prazo, para renovar o nosso parque de equipamentos e abrir as portas dos laboratórios para que eles auxiliem pesquisadores de outros Centros”, ponderou.

Segundo Raul Palacio, reitor da UENF, mesmo em um momento de falta de incentivo do poder público, a Universidade colocou o investimento como prioridade e novas ferramentas de auxílio ao trabalho científico devem chegar em breve.

“A compra desses equipamentos vai na contramão da política atual do governo federal, que retira recursos da ciência e tecnologia, inviabilizando a pesquisa e o conhecimento. Tivemos a possibilidade de destinar recursos para fortalecer a pesquisa na nossa instituição, para que nossos pesquisadores trabalhem com instrumentos modernos, gerando um melhor resultado para os estudos científicos. É através da pesquisa, do ensino e da extensão que a UENF se destaca e, para que esse isso permaneça, vamos continuar investindo em tecnologia, nos nossos estudantes e servidores”, finalizou.