UENF recepciona calouros

Nesta primeira semana de aulas, a UENF está com uma série de programações para recepcionar os calouros de 2024. As atividades iniciaram nesta segunda-feira (04/03) com apresentações da reitora da UENF, Rosana Rodrigues, e do vice-reitor Fábio Olivares no auditório principal do Centro de Convenções Oscar Niemeyer.

A reitora Rosana Rodrigues destacou o lugar ocupado pela UENF como uma das 100 melhores universidades da América Latina e orientou os alunos quanto à necessidade de se dedicarem aos estudos com atenção à questão da permanência na universidade para que consigam concluir seus cursos.

Em seguida, os calouros foram recepcionados nos altos do Centro de Convenções pela Bateria Soberana da Atlética Predadores, da UENF. Eles também foram pintados nos braços com os nomes dos cursos nos quais ingressaram e depois encaminhados para o Restaurante Universitário (RU), onde almoçaram.

O calouro de Ciência da Computação, Iarlo Henrique, de 18 anos e natural de Macaé, disse que um dos motivos de ter escolhido a UENF foi o campus, o qual conheceu pela internet.

— O campus é muito interessante. Quero aproveitar todas as oportunidades que a universidade vai me trazer. Minha expectativa é aprender de tudo, participar de vários congressos, da Iniciação Científica, estudar tudo que eu conseguir — falou Iarlo.

A caloura de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, Kamille Vitória Ribeiro, de 18 anos e natural de Campos, ingressou na UENF depois de fazer o Pré-Vest UENF.

— Eu já conhecia a UENF pelo Pré-Vest e gosto muito de Matemática. Eu vendi cosméticos por seis anos, desde novinha. Também gosto desta coisa de linha de produção. Por isto escolhi Engenharia de Produção — afirmou Kamille.

Na parte da tarde, os calouros receberam orientações também no auditório principal do Centro de Convenções, desta vez pelos pró-reitores: Juraci Aparecido Sampaio (Graduação), Deborah Barroso (Extensão) e Maria Cristina Canela (Pesquisa e Pós-Graduação), além da assessora da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PROAC), Annabell Del Real Tamariz, que representou o pró-reitor Milton Masahiro Kanashiro.

Juraci informou que a UENF vai oferecer em breve reforço escolar para o ciclo básico e informou ainda sobre as bolsas, de monitoria (edital aberto), de apoio ao ensino e as exigências, como o Coeficiente de Rendimento (CR), as horas de extensão, estágios e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Por fim, o pró-reitor mostrou para os alunos no telão o sistema acadêmico da UENF.

Anabel informou sobre os auxílios oferecidos pela UENF: permanência, mobilidade, moradia (edital aberto), alimentação, psicológico e creche.

Déborah observou que a extensão é onde é divulgado o conhecimento produzido na universidade. Ela informou que os alunos já podem participar como voluntários dos projetos de extensão, embora só possam atuar como bolsistas no segundo semestre.

O evento prosseguiu com apresentações das empresas juniores da UENF, a Engloba, a Enactus e a Gestão Ativa, seguidas de apresentações das Atléticas da UENF, a Predadores e a Ururau.

A solenidade foi apresentada pela presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UENF, Emanuelle de Paula Ferreira.

A programação prosseguiu nesta terça-feira com vários eventos, como palestra, roda de conversa e Festival de Curtas do Cine Darcy. Na quinta-feira (07/03), das 15 às 19 horas, no Centro de Convenções, será realizada a Feira de Ciências da UENF. Na sexta-feira (08/03), às 10 horas, Meninas e Mulheres na Ciência; às 16 horas, Integração intercursos no gramado próximo ao Centro de Ciências do Homem (CCH); e às 19 horas show com a banda Produto de Rock no palco do CCH.