UENF contemplada em Edital da Capes para desenvolvimento da pós-graduação

A UENF, através do seu Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal (PPGBV), foi uma das instituições contempladas, em todo o País, no Edital Nº 18/2020 Capes – Programa de Desenvolvimento da Pós-graduação (PDPG) – Parcerias Estratégicas nos Estados. O Edital prevê um acordo de cooperação técnica entre a Capes e as Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados (FAPs), com o objetivo de promover a formação de recursos humanos altamente qualificados para desenvolver os Programas de Pós-Graduação emergentes e em consolidação nos estados, em áreas prioritárias, eleitas para o cumprimento dos objetivos do referido edital.

O Programa de Biotecnologia Vegetal foi escolhido por ser um programa emergente. Além de contar com corpo docente e infraestrutura de qualidade, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da UENF destaca-se por suprir uma demanda regional por mestres e doutores que apresentem não somente um alicerce científico sólido, mas que também busquem a inovação em biotecnologia. O programa foi beneficiado com bolsas nas modalidades mestrado, doutorado e pós-doutoramento.

“Este edital foi muito importante para todos os estados que conseguiram um acordo entre as FAPs e a Capes. A Frente Rio, grupo de trabalho das Pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação do Rio de Janeiro, fez um belo trabalho junto à Faperj, que está atenta e atuante no auxílio à melhoria das condições atuais que sinalizam restrições do fomento necessário ao avanço da pesquisa básica e tecnológica. Por isso, este acordo justifica-se pela necessidade de fortalecimento dos programas de pós-graduação. Isso é fundamental para propiciar o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do estado e do país”, disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UENF, professora Maura Da Cunha.

A pró-reitora lembra que o Programa tem uma associação com a Universidade de Vila Velha, tendo por objetivo elevar a qualidade e aumentar a amplitude de atuação geográfica. “As duas instituições vêm atuando conjuntamente em incentivos ao empreendedorismo, inovação e inserção no mercado, por meio de estágios, projetos e parcerias com o setor privado. Deste modo, vem se apresentando como estratégico para o desenvolvimento da Biotecnologia no país com um nível de organização interna diferenciado e elevado grau de internacionalização e inserção social”, afirmou.