UENF contemplada em Edital de Conservação da Biodiversidade

Três projetos da UENF foram aprovados no Edital 08/2020 da Faperj — Programa Apoio à Conservação da Biodiversidade: Coleções Biológicas do Estado do Rio de Janeiro – 2020 (COLBIO). Os projetos aprovados são coordenados pelos professores Fábio Lopes Olivares (LBCT), Maria Cristina Gaglianone (LCA) e Rosana Rodrigues (LMGV). São eles, respectivamente:

“Modernização da infraestrutura da coleção de microrganismos de interesse biotecnológico do Laboratório de Biologia Celular e Tecidual (bacterioteca) e da Clínica Fitossanitária (micoteca) da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF)”, “Integrando coleções Zoológicas e Botânicas da Universidade Estadual do Norte Fluminense sob a perspectiva de serviços ecossistêmicos” e “Coleções Biológicas da UENF (COLBIO UENF): organização, preservação e divulgação dos acervos do Banco de Germoplasma de Sementes e da Xiloteca Drª Cecília Gonçalves Costa (HUENFw)”.

Fábio Olivares explica que o projeto que coordena tem por objetivo a reestruturação de um patrimônio genético valioso, formado por coleções antigas de bactérias e fungos de interesse para desenvolvimento de produtos para a agricultura e outras áreas da biotecnologia.

Fábio Olivares

Segundo ele, a coleção de microrganismos possui um acervo de mais de 1.000 isolados bacterianos oriundos de diferentes resíduos agrícolas vermicompostados, sistema solo-serrapilheira de uma reserva biológica da Mata Atlântica, sistema solo-palha de cana-de-açúcar, sistema rizosfera-planta de fruteiras tropicais e sementes de milho. A Clínica Fitossanitária da UENF exerce não só o papel de prestadora de serviços (como diagnose e recomendações de controle de doenças de plantas), como conta com um acervo de mais de 500 isolados em sua micoteca.

Além da melhoria da estrutura de armazenamento das linhagens bacterianas e fúngicas, o projeto tem por objetivo a definição, ao nível de espécie, de parte do acervo de bactérias e fungos depositados e o sequenciamento completo do genoma de 96 isolados bacterianos com comprovado interesse biotecnológico. Os pesquisadores também têm em mente a criação de um banco de dados e interface web para acesso público ao acervo, entre outros objetivos.

O projeto coordenado pela professora Maria Cristina Gaglianone está centrado principalmente em três grupos: abelhas, morcegos e plantas. “As abelhas e morcegos interagem com as plantas através da polinização, e os morcegos também podem dispersar sementes. Polinização e dispersão de sementes são serviços ecossistêmicos essenciais para a saúde do ambiente e do homem. Por isso, é tão importante conhecer estes animais e plantas e manter as coleções em perfeito estado”, afirma.

Segundo Maria Cristina, as coleções biológicas do Centro de Biociências e Biotecnologia da UENF fornecem um registro da biodiversidade regional. “Elas são essenciais para conhecer e proteger os remanescentes de floresta e restinga das regiões Norte e Noroeste Fluminense e a sua biodiversidade. Associada às coleções científicas, a UENF também mantém coleções didáticas que são usadas na divulgação científica e em ações de extensão para a comunidade em geral”, diz.

Maria Cristina Gaglianone

O apoio da FAPERJ neste projeto, segundo a professora, permitirá consolidar as coleções já existentes, bem como fortalecer o intercâmbio com outras instituições, colocando o Norte-Noroeste do Estado do Rio de Janeiro no mapa da biodiversidade brasileira.