UENF debate dez anos da lei federal de cotas

Especialistas discutirão avanços e desafios; inscrição é gratuita

Estão abertas até 29/07/22, gratuitamente, as inscrições de trabalhos para o seminário “Sistema de Cotas na Educação Pública: perspectivas sobre as ações afirmativas no Brasil”, que vai acontecer em 24 e 25/08/22, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer, da UENF (inscrições aqui). O evento — promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UENF, com apoio da Faperj e da Capes — marca os dez anos da aprovação da lei de cotas na rede federal de ensino superior e médio.

Como prevê o artigo 7º da Lei federal 12.711/2012, o programa especial para o acesso de estudantes pretos, pardos, indígenas e com deficiência, bem como pessoas que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas, deve ser revisado após dez anos de vigência. Para debater os avanços, limites, contradições e desafios dessa experiência, a UENF vai reunir estudiosos de diferentes instituições e estados do país.

O seminário terá conferência, três mesas de debate e dois grupos de trabalho (GT). Os especialistas vão abordar a história e as perspectivas das ações afirmativas na educação brasileira, incluindo a educação básica, o ensino superior e a pós-graduação. Nos grupos de trabalho, os temas serão “Ações afirmativas na educação” e “Desigualdade étnico-racial, exclusão e racismo no Brasil”. A programação completa está disponível em https://seminariocotas2022.wixsite.com/uenf

Pioneiras – Na UENF e na Uerj, as cotas para graduação já funcionam desde 2003, graças a uma legislação específica do estado do Rio de Janeiro, vigorando atualmente a Lei estadual 8.121/2018. Na pós-graduação, as cotas foram instituídas por meio da Lei estadual 6.914/2014.

Fechar menu
plugins premium WordPress Pular para o conteúdo