UENF Diversa 2026: curso prepara comissão de validação de identidade de gênero para ingresso de pessoas trans

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), por meio da ação afirmativa denominada UENF Diversa, realiza nos dias 14 e 15 de novembro de 2025 o Curso de Formação para Atuar em Comissão de Validação de Documentos de Candidatos Autodeclarados Transgêneros. A iniciativa tem como objetivo formar pessoas para atuar nas Comissões de Validação e Comprovação da identidade de gênero, conforme previsto no Edital UENF Diversa nº 001/2025, que regulamenta o processo seletivo de ingresso da universidade para o ano de 2026.

As inscrições estão abertas e devem ser realizadas por meio do link disponível na bio do Instagram do NEABI/UENF (@neabi.uenf), com vagas limitadas a serem preenchidas até o dia 13 de novembro às 12 horas.

A formação é voltada a servidores(as) da UENF (docentes e técnicos), estudantes da graduação e da pós-graduação, integrantes do NEABI e do coletivo TransUENF, além de representantes da sociedade civil vinculados a entidades do movimento trans em Campos dos Goytacazes/RJ e membros do Fórum Permanente de Ações Afirmativas das IES/RJ.

Segundo a ementa, o curso busca promover a equidade e fortalecer as políticas de ações afirmativas que asseguram o acesso e a permanência de pessoas trans no ensino superior. A autodeclaração de identidade de gênero é reconhecida como o princípio orientador e probatório do processo, reafirmando o compromisso institucional da UENF com o respeito à dignidade humana e à diversidade.

Programação

Com 8 horas de duração, o curso será realizado de forma virtual, pela plataforma Google Meet, dividido em dois módulos:

Módulo 1

Módulo 2

A abertura, no dia 14 de novembro (sexta-feira) às 18 horas, contará com a presença da magnífica reitora Rosana Rodrigues, do pró-reitor de Assuntos Comunitários Milton Kanashiro, do pró-reitor de Graduação Juraci Sampaio, da coordenadora do NEABI, Prof. Drª. Clareth Reis, e da representante do TransUENF, Melissa Assis.

Em seguida, a psicanalista e ativista Drª. Sara York apresentará a palestra “Formação Histórica do Movimento Trans no Brasil”. O módulo também inclui o relato de experiências da Prof.ª Dr.ª Megg Rayara Gomes de Oliveira (Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade – UFPR) e a palestra “O Movimento Trans na Atualidade”, com ArielaNascimento, mediada por Remu Goitacá.

O segundo módulo, no dia 15 de novembro (sábado), com início às 15 horas, contará com a palestra “Garantias Jurídicas e Direitos da População Trans: Desafios e Avanços no Brasil Contemporâneo”, ministrada pelo advogado RudáRamos e mediada por Aline Souza. A apresentação abordará os principais marcos legais e os desafios atuais relacionados à efetivação dos direitos da população trans no Brasil, destacando a importância da formação ética e jurídica das comissões de validação.

Em seguida, Vita Evangelista, artista, pesquisador e representante dos coletivos Trans Goytacá e COCART+, apresentará um relato de experiência sobre o contexto local, abordando os impactos das políticas anti-trans,  a pluralidade das vivências trans e o papel da coletividade como estratégia de resistência, articulação política e promoção de cuidado em meio à adversidade.

     Encerrando o módulo, Rafael França, doutor em História e professor da Educação Básica, ministrará a palestra “Ações afirmativas para pessoas trans nas Instituições de Ensino Superior (IES)”. Ativista da Frente LGBTQIPN+ do Norte Fluminense, Rafael abordará os avanços institucionais e epistemológicos na inclusão de pessoas trans nas universidades, destacando a necessidade de reconhecer essas presenças como produtoras de conhecimento e não apenas objetos de estudo.

 A programação se encerra com debate e as considerações finais de Milton Kanashiro e Melissa Assis.

Marco institucional

Para Melissa Assis, representante do Coletivo TransUENF, a realização do curso é um marco histórico na trajetória da universidade: “O TransUENF vê essa formação como um marco histórico dentro da universidade. Estar na construção de uma política institucional que reconhece e valida as identidades trans é um passo fundamental rumo à igualdade. Esse curso representa não só um avanço administrativo, mas um gesto de respeito e reparação. É a UENF reafirmando que a diversidade é parte essencial da produção de conhecimento.”

O curso integra as ações do UENF Diversa, reafirmando o compromisso da universidade com a promoção da diversidade, da equidade e da inclusão. A iniciativa reforça o papel da universidade pública na consolidação de políticas afirmativas e na criação de espaços de reconhecimento e pertencimento para pessoas trans e travestis, cujos acessos e permanência no ensino superior têm sido historicamente atravessados por barreiras estruturais.

(Texto: NEABI/UENF)

A pré-inscrição poderá ser feita gratuitamente neste link, entre os dias 11 e 13/11 às 12h: https://forms.gle/SKBeqKd4F6RJAcVy8

Para mais informações, acesse nossas redes sociais:


Facebook: https://www.facebook.com/NeabiUenf

Instagram: @neabiuenf


YouTube: https://www.youtube.com/c/NEABIUENF

Dúvidas: escrevam para: neabi@uenf.br