
Com o objetivo de dar destino adequado aos veículos mais antigos da UENF, a universidade vem fazendo a doação deles a municípios que necessitam, dentro do projeto de renovação de frota — uma iniciativa da reitora Rosana Rodrigues. Contando com a doação desta terça-feira, 25/02/25, de um micro-ônibus ao município de Cardoso Moreira, somente este ano foram sete veículos doados. Em 2024 foram quatro.
Entre as doações este ano, um veículo foi direcionado ao Instituto de Integração e Cooperação Parceira do Agronegócio Ecológico Sustentável de São Francisco de Itabapoana (ICOOP) e cinco veículos foram direcionados à Secretaria Municipal de Defesa Civil de Campos.
Em 2024, os quatro veículos doados foram destinados ao município de Cardoso Moreira.
A doação destes veículos, ainda em funcionamento, é resultado de uma gestão com vistas à boa utilização dos recursos públicos.
— Ao assumirmos a Prefeitura da UENF, um de nossos objetivos foi a renovação da frota. Adquirir veículos novos e dar um destino correto para os veículos mais antigos. Neste sentido, o assessor de Transporte, Ailton Azevedo, e equipe uniram esforços no sentido de adquirir, no ano passado, através de licitação, quatro novos micro-ônibus (já entregues em dezembro de 2024), uma van nova e três caminhonetes (que deverão ser entregues no início de março de 2025) — explicou o prefeito da UENF, Rogério Castro.
Ainda segundo Rogério, a universidade geralmente usa a frota para grandes distâncias em viagens para locais como o Rio de Janeiro, São Paulo e o Espírito Santo. Por isso a necessidade de carros mais novos.
— Aqui nós temos um sistema de contrato de manutenção de veículos e um responsável pela garagem que cuida dos veículos como se fossem dele, com toda a atenção. Então todos os veículos que saíram daqui estão funcionando bem. Também já fizemos a transferência destes veículos junto ao Detran — explicou o prefeito.
Rogério também disse que os veículos sem condições de rodar receberam baixa e tiveram a destinação adequada e, à medida que os novos veículos vão chegando, os antigos com condições de uso vão sendo doados, de acordo com as necessidades apresentadas pelos municípios do interior.
(Jornalista: Thábata Ferreira)